A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), apenas nos primeiros quatro meses deste ano, registrou 24 mil multas por uso de celular ao volante. O número de infrações ainda foi 3% maior que o do ano passado, indo de 16.024 para 16.254, nos primeiros dois meses.

O relatório mostra um número alto para o período entre 17 e 23 de abril, 1.168 motoristas foram flagrados fazendo uso do celular ao volante. A infração tem sete pontos na carteira e uma multa de R$ 293,47.

Além disso, a distração na tela rende acidentes e outros riscos no trânsito. De acordo com o coronel Edvã de Oliveira Sousa, do Comando de Policiamento de Trânsito da PMDF, é comum ter acidentes sem marcas de frenagem na pista.

“São pessoas que nem sequer perceberam o que estava acontecendo. Não vêem mudança de direção dos veículos, ciclistas, moto. Isso coloca em risco tanto a vida deles quanto a de quem está ao redor”, diz o Comandante.

Ele reforça ainda que não é permitido utilizar o celular nem mesmo parado no semáforo, pois a situação é caracterizada como interrupção de marcha. O ato já está vinculado a multa pois, de acordo com o policial, a abordagem de orientar já é feita nos programas educativos.