A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) comemora 214 anos de existência no dia 13 de maio. São inúmeras histórias de glória, heroísmo e superação. Como forma de celebrar este momento, a corporação preparou uma programação especial com vários eventos e solenidades alusivas à data para os cidadãos do Distrito Federal. O cronograma se inicia nesta sexta-feira (5) e segue com diversas atividades ao longo de todo o mês.
Confira a programação
- Dia 5 (sexta-feira) – Missa em Ação de Graças pelos 214 anos da PMDF – 10 horas, na Catedral Rainha da Paz – Eixo Monumental
- Dia 10 (quarta-feira) – Ação Solidária: nosso maior presente é servir! – 14 horas, em Santa Maria
- Dia 12 (sexta-feira) – GTOP de Aço – 7 horas, no Batalhão de Operações Especiais
- Dia 12 (sexta-feira) – Concerto da Banda Sinfônica da PMDF – 19h30, no Museu da República
- Dia 13 (sábado) – Muito Mais que Segurança no Sol Nascente ( Diversas atividades para a comunidade) – 8h às 13h, na Quadra de Esporte Condomínio Gênesis – conjunto V – Setor Habitacional do Sol Nascente
- Dias 13 e 14 (sábado e domingo) – Copa de Jiu-Jitsu “Faca na Caveira” – 8 horas às 19 horas, no Ginásio de Esportes do Núcleo Bandeirante
- Dia 16 (terça-feira) – Sessão Solene na Câmara Legislativa do DF – 9h30, no Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)
- Dia 17 (quarta-feira) – Culto em Ação de Graças pelos 214 anos da PMDF – 16h30, no Templo Militar da PMDF
- Dia 19 (sexta-feira) – Formatura alusiva ao aniversário da PMDF – 7 horas, no Pátio da Academia de Polícia Militar de Brasília (APMB)
- Dia 20 (sábado) – Torneio de Hipismo Adaptado – 8 horas, no Regimento de Polícia Montada (RPMon)
- Dia 21 (Domingo) – 1ª Corrida BPRURAL – 9 horas, no Núcleo Rural Taquara
- Dia 25 (quinta-feira) – Outorga da Medalha Tiradentes – 16h30, no Colégio Militar Tiradentes (CMT/PMDF)
Conheça a PMDF
A corporação foi criada em 13 de maio de 1809 com a vinda do Príncipe Regente, Dom João VI, para o Brasil.
A história da PMDF começou com a vinda da Corte Portuguesa para a então capital brasileira, Rio de Janeiro, após Napoleão Bonaparte invadir e determinar o bloqueio continental de Portugal, que desobedeceu a proibição imposta. Inicialmente, foi nomeada Divisão Militar da Guarda Real de Polícia do Rio de Janeiro e tinha como missão guardar e proteger a família real e a capital.
A corporação foi transferida para Brasília em 1966, seis anos após a fundação da nova capital federal. Quando foi instalada, vieram profissionais da PM do Rio de Janeiro, oficiais do Exército Brasileiro e remanejados de outras instituições de segurança pública.
Parabéns à Polícia Militar do Distrito Federal pelos seus 214 anos de existência e muito trabalho para garantir a segurança pública da população do Distrito Federal.