Na manhã desta terça-feira (16), a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) promoveu Sessão Solene em comemoração aos 214 anos da gloriosa Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), completados no dia 13 de maio.
Fotos: Paulo Jamir
A homenagem, proposta e conduzida pelo deputado Hermeto, subtenente da PMDF, contou com a presença das seguintes autoridades civis e militares: Vice-Governadora, Celina Leão, Senador Izalci Lucas, Comandante-Geral da PMDF, Coronel Klépter Rosa Gonçalves, do Comandante Militar do Planalto, General de Divisão Ricardo Piai Carmona, do Secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar, do Administrador do Riacho Fundo I, Major Fernando Siqueira Guimarães.
O Comandante-Geral da PMDF, Coronel Klepter Rosa Gonçalves, agradeceu a iniciativa. “Hoje é uma data muito especial e temos muita gratidão, muita honra em receber esta homenagem de um dos representantes do povo para a polícia do povo de todo Distrito Federal, este é um momento de celebração e reflexão para toda a corporação que se preocupa com a preservação da ordem pública”, declarou o Coronel.
Na ocasião foi realizada a entrega de Moções de Louvor a 130 policiais militares pelos relevantes serviços prestados à sociedade do Distrito Federal, dentre eles estavam os policiais militares Subtenente Beroaldo José de Freitas Júnior e a cabo Marcela da Silva Morais Pinno, promovidos recentemente por ato de bravura por terem sido agredidos durante os trabalhos para conter os atos do dia 8 de janeiro.
Marcela agradeceu a homenagem e ressaltou sentir-se honrada por estar presente na solenidade em comemoração ao aniversário da Corporação. “O nosso compromisso é com a sociedade, com a lei e a ordem, pois a nossa missão sempre será comprida”.
História PMDF
A Corporação foi criada em 13 de maio de 1809 com a vinda do príncipe regente, Dom João VI, para o Brasil.
A história da PMDF começou com a vinda da Corte Portuguesa para a então capital brasileira, Rio de Janeiro, após Napoleão Bonaparte invadir e determinar o bloqueio continental de Portugal, que desobedeceu à proibição imposta. Inicialmente, foi nomeada Divisão Militar da Guarda Real de Polícia do Rio de Janeiro e tinha como missão guardar e proteger a família real e a capital.
A Corporação foi transferida para Brasília em 1966, seis anos após a fundação da nova capital federal. Quando foi instalada, vieram profissionais da PM do Rio de Janeiro, oficiais do Exército Brasileiro e remanejados de outras instituições de segurança pública.