Com toda sua beleza e proximidade com a natureza, o Jardim Botânico de Brasília está entre os três do país com nota máxima. A unidade da capital ocupa 5 mil hectares com belos recantos arquitetônicos em meio ao bioma do cerrado.
Mais de 15 mil pessoas visitaram o local no ano passado. Para 2023, a expectativa é que esse número aumente em pelo menos 11%. Além do Centro de Visitantes, o local apresenta um belo espaço com áreas de café e restaurantes prontos para atender a todos os gostos.
A superintendente técnico-científica do JBB, Lilian Breda relata que “o Jardim Botânico de Brasília é um dos três únicos no país que tem classificação A, o que significa a máxima excelência”. Os outros dois estão localizados no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Ainda sobre a região, na sexta-feira (19), o governador Ibaneis Rocha fez uma rápida visita nas obras do Viaduto do Jardim Botânico. O projeto vai beneficiar cerca de 50 mil motoristas, ao aliviar o trânsito. A estrutura será erguida na altura do balão da antiga Esaf e terá investimento total de R$ 33,5 milhões.
O governador ressaltou que “a expectativa é acabar com os engarrafamentos no local, o que tem representado um caos para a população diariamente”.
Cerca de 500 hectares são abertos livremente à visitação, inclusive uma trilha ecológica de 4,5km. Outros 4.500 hectares, constituem a Estação Ecológica Jardim Botânico de Brasília (EEJBB), resguardados para desenvolvimento de atividades científicas. O local tem uma estação de tratamento de água que abastece 25% do Lago Sul.