Fotos: SGT Milhomen/CCS/PMDF
O Grupamento Tático Operacional (GTOP) 48 da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) é uma equipe de destaque no contexto da segurança pública local. Composta por policiais dos pelotões, Alfa, Bravo e Charlie altamente treinados e especializados. O GTOP 48 é responsável por operações táticas e estratégicas de toda a região do Riacho Fundo.
Fazem parte da equipe o responsável pelo GTOP 48 tenente Batista Júnior, os sargentos Wesley, Sérgio Nogueira, Ruann, S. Neto, os cabos Kayo Gomes, Ferreira, Alysson Santos, os soldados Martins Silva, Marconi e Boaventura. A sinergia e a coordenação entre os membros são fundamentais para o sucesso das operações, garantindo a segurança dos envolvidos e o alcance dos objetivos propostos pela corporação.
O GTOP 48 atua em diversas frentes, incluindo o patrulhamento ostensivo em áreas consideradas de maior risco, a realização de ações preventivas e repressivas contra o crime, e o apoio a outras unidades da PMDF em operações de maior envergadura. Sua presença é especialmente marcante em áreas urbanas, onde a necessidade de uma resposta rápida e eficiente é crucial.
Segundo o sargento Wesley, comandante da equipe, o lema do grupo é “Que nunca envergonharemos nossa fé, nossa família e nossos camaradas!” Além do que, nossa equipe não sai do quartel sem o momento de oração. Conta o sargento.
Ainda de acordo com o Sargento, os policiais militares realizaram em torno de 16 Flagrantes, apreenderam 7 armas de fogo, e aproximadamente 100 kg de droga. “Duas dessas ocorrências se tratavam de tráfico interestadual de drogas. Além de repassar algumas ocorrências para outras equipes por estarmos de folga, afinal, o que interessa é atrasar a criminalidade, sem vaidades pessoais”. Completou o sargento.
Uma das muitas ocorrências que ganharam destaque pela equipe ocorreu QN 32 do Riacho Fundo II por meio dos Grupos Táticos Operacionais (GTOP) 29 e 48, apreendeu uma arma de fogo e prendeu duas pessoas. A ação foi realizada com base em informações do serviço de Inteligência da PMDF e contou com o apoio das equipes Águia 29 e Águia 47. Durante a operação, os policiais encontraram um revólver calibre 32 com seis munições intactas. Duas pessoas foram presas em flagrante e encaminhadas à delegacia para as providências cabíveis.
Cabe ressaltar, que uma ocorrência que marcou a equipe foi quando os policiais militares foram chamados para atender uma denúncia informando que uma casa na QN 14C no Riacho Fundo II funcionava como um ponto de comércio de entorpecentes. De acordo com a polícia, a equipe foi ao local checar a denúncia e, ao chegarem a casa, um homem saiu atirando contra os policiais, atingindo um deles no rosto durante o tiroteio.
Destacou o sargento Sérgio Nogueira, que a homenagem da equipe destaque PMDF, veio coroar a saída do sargento Wesley que usou o braçal GTOP pela última vez no dia em que foi feita as fotos da equipe. “Enquanto o sargento Wesley esteve no comando da equipe, obtivemos os melhores índices da história do grupo”. Disse o policial.
Segundo a equipe, os resultados têm sido satisfatórios, e o diferencial da equipe é a união aliada à valorização dos talentos individuais que fazem toda diferença. Além disso, jamais desprezam uma ocorrência por mais simples que pareça.