O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDS), celebrou uma parceria com a Enel Distribuição São Paulo, concessionária de energia elétrica que atua em 24 municípios da Grande São Paulo, para uma campanha de Consumo Consciente aos frequentadores da rede Bom Prato.
Para marcar o Dia do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, uma equipe da Enel esteve em um estande na unidade Bom Prato do Brás, em São Paulo, onde realizou a troca de lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por lâmpadas novas de LED, mais econômicas e eficientes.
A iniciativa faz parte do programa de sustentabilidade Enel Compartilha Consumo Consciente. Serão trocadas até 20 lâmpadas por cliente e estima-se que sejam substituídas cerca de 500 lâmpadas por dia de ação em cada restaurante Bom Prato. O evento contou com a presença de Eduardo Barbin, chefe de Gabinete da SEDS; Solange Mello, gerente de Sustentabilidade da Enel Distribuição São Paulo; e de Frederico Rosanski, coordenador de Segurança Alimentar e Nutricional da SEDS.
Para Gilberto Nascimento, secretário estadual de Desenvolvimento Social, a inciativa da Enel na rede Bom Prato é muito importante para incluir uma população que, muitas vezes, é alijada de temas como sustentabilidade e meio ambiente. “Essa ação beneficiará a parcela mais vulnerável da nossa sociedade, ajudando cidadãos que não têm condições de adquirir uma lâmpada LED, e necessitam desse apoio e dessas informações”, afirmou.
A campanha abrangerá os restaurantes Bom Prato da capital paulista e municípios da região metropolitana onde a concessionária está presente. “Essa ação, realizada em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, visa beneficiar as pessoas que frequentam a unidade do Bom Prato Brás. As lâmpadas LED são mais eficientes e econômicas, e ajudam na redução do consumo de energia, proporcionando uma economia significativa aos clientes. Além de reduzir os gastos com a energia, as lâmpadas LED causam menos impactos ao meio ambiente quando descartadas”, diz a gerente de Sustentabilidade da Enel Distribuição São Paulo, Solange Mello.
Para efetuar a troca, basta levar uma conta de energia recente, um documento com foto e as lâmpadas antigas. Durante as trocas de lâmpadas, a equipe da Enel dará orientação sobre consumo consciente de energia.
O primeiro restaurante Bom Prato a receber a campanha foi a unidade do Brás, na capital paulista. Na semana seguinte, será a vez dos frequentadores do restaurante Bom Prato de Cotia terem a oportunidade de trocar suas lâmpadas.
Também receberão a campanha de Consumo Consciente as seguintes unidades do Bom Prato: 25 de março, Brasilândia, Campo Limpo, Capão Redondo, Carapicuíba, Cidade Ademar, Diadema, Embu das Artes, Grajaú, Cidade Dutra, Guaianazes, Heliópolis, Itaim Paulista, Itapevi, Itaquera, Jandira, Lapa, Limão, M´Boi Mirim, Osasco, Paraisópolis, Parelheiros, Perus, Santana, Santo Amaro, Santo André I, Santo André II – Vila Luzita, São Bernardo do Campo I, São Bernardo do Campo II, São Mateus, São Miguel Paulista, Taboão da Serra, Tucuruvi e Vila Nova Cachoeirinha.
Sobre o Bom Prato
Criado em 28 de dezembro de 2000, o programa Bom Prato tem como objetivo oferecer refeições saudáveis e de alta qualidade a um custo acessível à população de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social.
Considerado o maior programa de segurança alimentar da América Latina, subsidiado por um Governo do Estado, atualmente a rede de restaurantes populares conta com 107 unidades instaladas no estado, sendo 73 fixas e 34 móveis. Os restaurantes fixos estão distribuídos da seguinte forma: 24 na Capital, 19 na Região Metropolitana de São Paulo, 21 no Interior, e 09 no Litoral.
O horário de funcionamento é a partir das 7h para o café da manhã. O almoço é servido às 10h30, preferencialmente para idosos, e às 11h para o público em geral. O jantar tem início às 17h.
Confira aqui os endereços de cada uma das 73 unidades fixas do Bom Prato.