Fotos: 2° SGT Isac Nobrega/CCS/PMDF
O Grupamento Tático Operacional (GTOP) 23 da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) é destaque no que diz respeito à segurança pública local. O terceiro pelotão se originou em 2012, tendo como a primeira integrante a 3° Sargento Renata Santos, a partir daí foram chegando os demais policiais, sendo os soldados, Gustavo de Paiva e Samuel Borges Salgado os últimos a ingressarem, em dezembro de 2021.
O horário de trabalho do grupo geralmente começa às 14h30, onde se preparam no quartel para a equipagem pessoal e da viatura. Depois disso, seguem para as ruas, com previsão de encerramento às 3 horas da manhã. Segundo o Subtenente Marcos Henrique, líder da equipe, é preciso ter cuidado e atenção no atendimento de todas as ocorrências, saber que todos os serviços serão diferentes. “Ter consciência de que uma simples solicitação pode desdobrar em infinitas possibilidades e desfechos, e que Deus nos ajude a tomar a melhor decisão”, completa.
Ainda de acordo com Marcos, a operação que o grupo realizou no dia 12 de dezembro de 2022, que foi a tentativa de invasão do prédio da Polícia Federal, foi uma ocorrência que definitivamente impactou na vida profissional dos policiais que ali estavam, já que conforme ele, “8 policiais contra 200 enfurecidos e ver que foi possível os conter é gratificante”.
Verificou-se que a multidão estava munida de ripas de madeira e algumas pedras, em sentido ao portão da garagem (do prédio sede da Polícia Federal), com objetivo de depredação e invasão, como informa o Subtenente. Com isso, a equipe do GTOP 23 se posicionou entre o portão de acesso ao prédio da Polícia Federal e a turba, resultando em um excelente trabalho prestado.
Fazem parte do GTOP 23 o Subtenente Marcos Henrique de Sousa, 2° Sargento Halisson Figueiredo Silva, 3° Sargento Renata Santos da Silva Santana, 3° Sargento Gleyson Meireles Ferreira, Cabo John Lenon Rodrigues Borges, Cabo Lauro Caminha Fiuza Lima Neto, Soldado Gustavo de Paiva Palos Ferreira e Soldado Samuel Borges Salgado. São responsáveis pelo patrulhamento da parte Norte de Brasília, dando apoio na área de competência do 1° Comando de Policiamento Regional (CPR) quando necessário. A presença do grupo nas ruas contribui para a prevenção de crimes e para uma resposta rápida a incidentes, garantindo a segurança dos cidadãos da região.
A PMDF parabeniza e expressa sua profunda gratidão a todos os policiais do GTOP 23, assim como a todos os outros policiais militares que trabalham incansavelmente para proteger e servir à comunidade. Seu trabalho é fundamental para a manutenção da ordem e da segurança pública, e seus benefícios são inestimáveis. Que continuem a ser uma referência de profissionalismo e coragem para toda sociedade.