Com uma área de 393 m² e investimento de R$ 790 mil, o Jardim Botânico de Brasília (JBB) vai receber novas instalações do Herbário Ezechias Paulo Heringer. O projeto vai abrigar todo o acervo científico da estação ecológica e está em fase de acabamento.

O herbário contará com a ampliação da área do acervo de 66 m² para 100 m², possibilitando a visita de pesquisadores e a conexão entre as salas de catalogação e fotografia, além de uma estrutura moderna.

Dentre as projeções, o prédio terá sala de reunião, novo sistema de ar-condicionado, iluminação natural, piso de granitina, laje impermeabilizada, sistema elétrico trifásico, banheiros e copa de apoio aos servidores. A sala de catalogação que abriga as espécies do cerrado possui climatizador e desumidificador.

A diretora-executiva do JBB, Aline De Pieri, explica que “hoje temos 40 mil espécies catalogadas que estão armazenadas e podem receber visitantes. É um espaço aberto para a comunidade científica. É uma grande aquisição para o Governo do Distrito Federal, para continuarmos sendo um jardim botânico de classe A, o terceiro do Brasil.”

Um alicerce primordial para a preservação da biodiversidade do bioma, o Herbário do JBB mantém 40 mil plantas desidratadas que, colhidas durante expedições, formam uma coleção botânica destinada à pesquisa sobre a origem e classificação do cerrado.