Em comemoração ao seu trigésimo sétimo aniversário de criação a Academia de Polícia Militar de Brasília (APMB), realizou nesta terça-feira (13), uma formatura especial, no pátio externo da unidade, com a presença de autoridades militares, Cadetes e Praças.

A Comandante da Academia de Polícia de Brasília, Coronel Karla Cristian Rodrigues de Menezes, prestou homenagem aos ex-comandantes da academia, concedendo-lhes medalhas comemorativas.

 

Fotos: 3º SGT Mateus Cândido

Fundada em 1986, a APMB foi estabelecida com o propósito de proporcionar uma educação superior de qualidade aos futuros policiais e gestores da segurança pública. Ao longo dos anos, a academia se tornou um centro educacional de referência, responsável por formar líderes e comandantes capazes de lidar com os desafios contemporâneos da segurança.

A formatura dos primeiros Aspirantes à Oficial, em 1992, marcou um momento histórico para a corporação, pois foi a primeira vez que a PMDF formou seus futuros administradores em sua própria academia.

A Academia é a unidade de ensino da corporação responsável por formar, habilitar e aperfeiçoar oficiais e praças, além de oferecer graduações que visam à qualificação e o aprimoramento profissional da tropa.

Atualmente, a Academia acompanha de perto uma evolução rápida da ciência e da tecnologia, abordando temas e práticas definidas à agenda pública e aos desafios contemporâneos.

A criação do Instituto Superior de Ciências Policiais (ISCP), credenciada pelo Ministério da Educação, elevou ainda mais o nível de qualificação dos profissionais da PMDF. O ISCP tem como objetivos principais a capacitação de excelência de policiais militares, agentes públicos e também da sociedade em geral. A base do ensino na PMDF é fundamentada nos eixos ético, técnico e legal, bem como no estudo e na produção de pesquisas na área das ciências policiais. Por meio dessas iniciativas, a instituição se tornou uma referência nacional na análise de dados e na compreensão dos fenômenos relacionados à segurança pública.

A formatura militar foi uma das atividades esperadas em comemoração ao aniversário da instituição e contou com a presença de autoridades militares, Cadetes e Praças.