Com a apresentação do cantor britânico Robbie Williams e uma breve aparição do jogador brasileiro Ronaldo Fenômeno, a Rússia deu início a 21a edição da Copa do Mundo. A abertura foi realizada, em 14 de junho de 2018, no Estádio Luzhniki, em Moscou. Esse foi o primeiro Mundial de futebol no Leste Europeu.
Foram 64 partidas com 169 gols marcados e muitas surpresas. A Copa da Rússia contou com uma novidade na arbitragem. Pela primeira vez, os jogos tiveram o olhar digital do Árbitro Assistente de Vídeo, o VAR.
A campeã do Mundial anterior, Alemanha, caiu na fase de grupos, depois de perder de dois a zero para a Coreia do Sul. A dona da casa, Rússia, venceu a Espanha, na primeira disputa de pênaltis do torneio, e chegou às quartas de final pela primeira vez em 48 anos. A Croácia venceu a Argentina por três a zero na fase de grupos e dificultou a campanha dos argentinos.
O Brasil passou pela fase de grupos invicto. Avançou para as oitavas depois de vencer Suíça e Sérvia. Venceu o México. E acabou eliminado pela Bélgica nas quartas de final após perder a partida por dois a um.
Na final, França e Croácia ficaram frente a frente. Vencendo por quatro a dois, a seleção francesa levou a taça pela segunda vez. Foram quatro vitórias em cinco jogos. A França perdeu apenas para a Tunísia, na fase de grupos.
A bola de ouro ficou com o croata Luka Modric. Já luva de ouro ficou com Tibaut Courtois, da Bélgica. Kylian Mbappé, com 19 anos, levou o prêmio de melhor jovem jogador. E o capitão da Inglaterra Harry Kane foi o artilheiro da Copa do Mundo da Rússia com seis gols em sete jogos e ganhou a Chuteira de Ouro.
História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.
História Hoje
Redação: Beatriz Evaristo
Apresentação: Dilton Santa Fé
Sonoplastia: Jailton Sodré
Edição: Sheily Noleto
Publicação web: Patrícia Serrão