No fim da tarde desta quarta-feira (14), ocorreu no pátio de formatura do Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães), formatura em alusão ao 58º ano de atividade com cães na PMDF

Sobre o aniversário do batalhão de policiamento com cães, importante destacar que já em 1965, matéria veiculada, em jornal de grande circulação a época, trazia a seguinte frase “Brasília espera sua PM com banda militar e seus cães amestrados”, demostrando a tradição neste tipo de policiamento, justificando por tanto os 58 anos de atividades com cães.


O Batalhão virou unidade independente em 2009 com lei que mudou a organização da Corporação. Antes, fazia parte do Bope. Com a independência, o Batalhão se especializou ainda mais, participando de grandes apreensões.
Uma ocorrência que merece destaque ocorreu em 2019 na BR – 060, em que foram apreendidas cerca de duas toneladas e meia de substância entorpecente, um fuzil, uma pistola e quatro mil munições.
Em suas palavras o comandante da unidade, major Reis, destacou “Nesses anos aprendemos muito, erramos muito, porém essas experiências nos fizeram crescer profissionalmente. Hoje temos no nosso plantel 54 cães, atuando em várias modalidades e nas mais diversas ocorrências”.


E complementou: “Graças ao valoroso trabalho dos binômios homem/cão, estamos conseguindo mostrar o eficiente e inigualável trabalho desempenhado por eles na detecção de substâncias narcóticas e explosivas e na busca e captura por odor específico”.


Na ocasião também foi realiza, a 2º cerimônia de diplomação de honra ao mérito k9 no distrito federal, destinada a agraciar cães que prestaram relevantes serviços à sociedade e que, se encontram em situação de aposentadoria.

Estiveram presentes no evento o Comandante do Comando de Missões Especiais, coronel Escobar, oficias que estão na reserva remunerada que foram comandantes do Batalhão e civis.