A proposta do Governo Federal de pagar o reajuste salarial parcelado em dois anos, foi aceita pela Polícia Civil do Distrito Federal. As assembleias de delegados e de agentes foram realizadas na tarde dessa quarta-feira (14).
A proposta prevê que metade do reajuste seja paga neste ano e a outra metade em janeiro de 2024. Conforme o Sindicato dos Delegado de Polícia Civil (Sindepo), para as classes especiais o aumento é de 24%. As demais classes terão recomposição em 18%.
O Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol-DF) protocolou um ofício junto ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informando que a categoria aceitou a proposta apresentada pelo governo federal, logo após a aprovação da proposta. O ofício será encaminhado ao Congresso Nacional para votação na Comissão Mista de Orçamento (CMO).
Segundo o presidente do Sinpol-DF, Enoque Venancio de Freitas, “não foi o cenário ideal, mas a proposta apresentada pelo governo federal nos dará fôlego para continuar a principal luta da categoria: a equiparação salarial com as polícias judiciárias da União”.
Os recursos do Fundo são usados para custear e manter a Polícia Civil, a Polícia Penal, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, além da Saúde e da Educação. Por se tratarem de recursos federais, a fiscalização do Fundo é feita pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que anualmente avalia a regularidade das contas.