Fotos: 3° Sargento Mateus Candido e Millai Farkas CCS/PMDF
O Grupamento Tático Operacional (GTOP) 30 é destaque no que diz respeito à segurança pública local. A equipe já sofreu mudanças em sua composição, mas a base permanece desde 2015. Atualmente é dividida nas guarnições Alfa, Bravo e Charlie, sendo o 1° sargento Pedrosa comandante da Alfa, o 1° sargento André Martins comandante da Bravo e o 2° sargento P. Lima comandante da Charlie.
O horário de trabalho do grupo é definido na escala 12×60, das 15:00 às 03:00 da manhã, pertencendo ao 10° Batalhão de Policiamento Militar (BPM) da Ceilândia. Segundo o sargento André Martins, a ocorrência destaque impactou na vida profissional dos policiais militares, pois provou o empenho e a dedicação que a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) leva para a comunidade, com comprometimento, honestidade, dedicação, força e honra na execução das missões.
A equipe realizava o patrulhamento no Sol Nascente, no momento em que foi emitido, pelo Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM), um chamado onde 4 indivíduos teriam cometido o crime de roubo a um motorista de aplicativo. Ainda de acordo com o sargento, “tivemos êxito em localizar o veículo produto do roubo e realizar as prisões dos indivíduos responsáveis pelo cometimento do crime, bem como recuperar a arma utilizada e que foi arremessada durante o acompanhamento, tendo ainda resgatado a vítima”, completou.
Fazem parte do GTOP 30 o 1° sargento Pedrosa, 1° sargento André Martins, cabo Confortini, cabo Alexandre José, cabo Barros, cabo M. Pereira, cabo Dutra, soldado Douglas Almeida e soldado Lucas Melo.
A PMDF parabeniza e expressa sua profunda gratidão a todos os policiais do GTOP 30, assim como a todos os outros policiais militares que trabalham incansavelmente para proteger e servir à comunidade. Seu trabalho é fundamental para a manutenção da ordem e da segurança pública, e seus benefícios são inestimáveis. Que continuem a ser uma referência de profissionalismo e coragem para toda sociedade.