Fotos: Paulo Jamir/ CCS/PMDF

Nesta quarta-feira (2), a Polícia Militar do Distrito Federal iniciou a sexta edição do Curso de Especialização em Policiamento de Prevenção Orientado à Violência Doméstica (PROVID 2023, nível misto) no Auditório do Colégio Militar Tiradentes (CMT/PMDF).

O curso é coordenado pelo Centro de Políticas de Segurança Pública (CPSP) e visa especializar os policiais militares no atendimento de ocorrências envolvendo violência doméstica e familiar, com foco nas intervenções do Policiamento de Prevenção Orientado à Violência Doméstica – PROVID.

Este ano teve o ingresso de 45 alunos no curso, além dos policiais militares locais, a capacitação também contará com a participação de policiais militares de Santa Catarina, Tocantins, Mato Grosso e Rio Grande do Norte, proporcionando uma troca de experiências valiosa entre os estados.

As disciplinas ministradas durante o curso abordam temas como Legislação Aplicada, Intervenção em Conflitos Domésticos e Familiares, Metodologia de Policiamento PROVID, Políticas Públicas e Redes de Proteção Integral, entre outros. O objetivo é aprofundar as técnicas, conhecimentos e habilidades necessárias para uma atuação adequada nos núcleos familiares.

A Aula Inaugural do VI Curso de PROVID/PMDF foi conduzida pelo coronel veterano da PMDF, Marcos Nunes de Oliveira, que possui vasta experiência no comando de várias unidades policiais da PMDF e é mestre em ciência política, além de ser fundador do Instituto Superior de Ciências Policiais e ter sido Presidente do Conselho Nacional de Comandantes Gerais.

Durante a palestra, o coronel Nunes abordou estratégias modernas de policiamento, enfatizou a importância do tema da violência doméstica e destacou a relevância de um policiamento voltado para esse tipo de ocorrência, que possui grande repercussão nas incidências criminais.

O evento de início do curso contou com a presença do Subcomandante-Geral, Coronel Adão Teixeira Macedo, Chefe do Estado Maior, Coronel Ana Paula Barros Habka, Chefe do Departamento de Operações, Coronel Alcenor Pereira dos Santos, Secretária de Estado da Mulher do DF, Giselle Ferreira de Oliveira, Juíza de Direito Titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra Mulher do Riacho Fundo e Coordenadora do Núcleo Judiciário da Mulher do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, Fabriziane Figueireido Zapata, Promotor de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e Coordenador do Núcleo do Tribunal do Jurí e Defesa da Vida, Roani Maciel, Secretário Executivo de Segurança Pública da Secretaria de Estado de Segurança Pública do DF, Alexandre Rabelo Patury, Defensora Pública e Coordenadora da Central Judicial da Pessoa Idosa, Amanda Fernandes, Delegada Chefe da DEAM II, Letízia Lourenço, de vários comandantes de unidades, além de autoridades militares e civis, demonstrando a importância atribuída ao tema pela instituição.

Sobre o Provid

O PROVID é regulamentado pela Lei Nº 6.872/2021 e, no âmbito da PMDF, é regido pela Portaria PMDF Nº 1.174 de 15 de abril de 2021. Durante o curso,

O Policiamento PROVID/PMDF é baseado na filosofia de polícia comunitária, atua em todas as Regiões Administrativas do Distrito Federal, buscando promover a Segurança Pública e os Direitos Humanos na prevenção e enfrentamento da violência doméstica e familiar. As equipes atuam de forma articulada e integrada com outras políticas públicas para oferecer proteção e suporte às vítimas de violência, garantindo uma intervenção rápida e efetiva.

Toda e qualquer pessoa que se encontre em situação de violência doméstica pode contar com o PROVID. O policiamento busca desenvolver parcerias e estreitar o relacionamento com instituições que possam oferecer suporte e cuidado aos envolvidos, independente de sexo, orientação sexual ou crenças.

Para acionar o serviço, a população pode contar com o número 190.

A Polícia Militar do Distrito Federal tem se dedicado à capacitação constante de seus policiais para o desempenho de atividades específicas e reafirma o compromisso com a proteção das famílias e a promoção de um ambiente seguro para todos os cidadãos.