A Polícia Civil do Estado Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Rurais (DERCR) deflagrou, na última sexta feita (12), a Operação Fretamento, que culminou com a prisão em flagrante, em Goiânia, de três indivíduos pertencentes a uma associação criminosa voltada para o desvio de cargas e de maquinários agrícolas durante a prestação de serviços de frete. Os fatos ocorriam principalmente em Goiás, Minas Gerais e São Paulo.
A investigação teve inicio em fevereiro do ano de 2023 após uma vítima ter procurado a delegacia e relatado que, após contratar um frete para o transporte de um trator de sua propriedade, teve o maquinário em questão subtraído. Logo após a subtração, os investigados ainda registraram, falsamente, um boletim de ocorrência em que afirmavam que teriam sido vítimas de roubo do trator.
No decorrer das investigações, foi identificado que o grupo criminoso já havia cometido vários delitos com os mesmos modus operandi em Goiás. Restou configurado que os investigados, em sua grande maioria, residiam na cidade de Uberaba (MG). O líder da referida associação possuía 72 anotações criminais em seu desfavor.