A equipe de natação da PMDF retornou dos Jogos Mundiais de Policiais e Bombeiros (World Police & Fire Games – WPFG 2023) com o dever cumprido. A equipe conquistou um total de 22 medalhas, superando a marca anterior de 13, além da quebra de recordes da competição. As provas de natação ocorreram na piscina Pan Am Pool, construída para os Jogos Pan-Americanos de 1967, em Manitoba.
A equipe de natação da PMDF era composta por oito policiais militares atletas: o Tenente-Coronel José Afonso ZERBINI Junior, Subdiretor de Assistência Odontológica da DSAP; o 2º Tenente Caio Cesar Ramalho de Moraes, do 3º BPM; o 2° Sargento Éder Bezerra Faustino, do 8º BPM; o 2° Sargento Jose Renato Alves Pereira, da Vice-Governadoria; o 2º Sargento Fabrício Wagner Pires da Silva, do Centro de Comunicação Social – CCS; o Cabo Marlon Lúcio da Silva de Sousa do GCG; o Cabo Leandro Monteiro ZEIN Sammour Esteves, do BOPE; e o Soldado Jonas Santana, do 21º BPM.
O TC Zerbini consagrou-se campeão na prova de 4x50m revezamento masculino e obteve o terceiro lugar nos 100m costas e no revezamento 4x50m medley misto; o 2º Ten Caio Cesar conquistou três medalhas de bronze nas provas de 100m costas e nos revezamentos 4x50m livre e medley misto;
O 2º Sgt Éder conquistou duas medalhas de bronze nos 1500m livre e nas águas abertas; o 2º Sgt Renato conquistou o ouro nos 50m peito e nos revezamentos 4x50m medley e livre masculino. Ele obteve a prata nos 100m peito e livre, e bronze nos revezamentos 4x50m medley misto;
O 2º Sgt Wagner Pires conquistou o ouro nos 50m e 100m borboleta, nos 50m e 100m costas, além dos revezamentos 4x50m medley e livre masculino. Ele também obteve o bronze nos revezamentos 4x50m medley e livre misto;
O Cb Lucio consagrou-se campeão nos 4x50m medley masculino; o Cb S. Esteves conquistou o ouro nos 200m, 400m, 800m e 1500m livre, além dos revezamentos 4x50m medley e livre masculino e nas águas abertas. Ele obteve a medalha de prata nos 100m borboleta e o bronze nos revezamentos 4x50m medley e livre misto; O Cb S. Esteves conquistou o ouro nos 200m, 400m, 800m e 1500m livre, além dos revezamentos 4x50m medley e livre masculino e nas águas abertas. Ele obteve a medalha de prata nos 100m borboleta e o bronze nos revezamentos 4x50m medley e livre misto;
O SD Jonas Santana consagrou-se campeão nos 4x50m livre masculino.
Dos oito atletas da equipe, cinco participaram pela primeira vez e não deixaram a desejar. Todos os atletas da equipe foram medalhistas mundiais, o que contribuiu para que a equipe se tornasse destaque na natação.
O atleta 2º Sgt Wagner Pires estabeleceu um Novo Recorde Mundial na prova dos 50m costas, que durava há mais de 14 anos. O atleta Cb Leandro Esteves bateu dois recordes individuais nas provas de 200m livre e 800m livre. A equipe de revezamento dos 4x50m livre, composta pelos policiais atletas TC Zerbini, 2º Sgt Wagner Pires, CB S.Esteves e SD Jonas, estabeleceram um novo recorde na prova.
De maneira nobre e corajosa, a Maj QOPMSM – Marcela Widmer Torres Gonçalves, lotada na DSAP e atleta do Triatlo, foi convidada pela equipe para compor os revezamentos mistos, contribuindo para a conquista de mais uma medalha. Ela já se comprometeu a treinar para os próximos jogos e fazer parte integral da equipe, disputando provas individuais.
Os resultados refletem o espírito de equipe que permaneceu unido em todos os momentos, incentivando uns aos outros e aplaudindo os sucessos de cada membro.