Fundamentais para a geração de emprego e renda, as Micro e Pequenas Empresas são responsáveis por 54% dos empregos no Brasil. A categoria representa 99% do total de organizações privadas e responde por 27% do Produto Interno Bruto brasileiro.
Sendo assim, a Câmara Legislativa vai lançar a Frente Parlamentar em Apoio às Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e Microempreendedores Individuais. A proposta tem a distrital Jaqueline Silva (MDB) como fomentadora, sendo também a escolhida para presidir a Frente.
Registros da Receita Federal mostram que o número de Microempreendedores Individuais (MEI) no Brasil saltou de 9,7 milhões em fevereiro de 2020 para 15,1 milhões em maio de 2023, um avanço de 55,6%. O crescimento reflete a mudança no mercado de trabalho e o avanço do empreendedorismo independente a partir da pandemia de Covid-19.
“Sei das dores de um pequeno empresário, como as preocupações em garantir a folha de pagamento, manter estoque, pagar os boletos e, muitas vezes, perder noites de sono por conta dos compromissos. Agora, tenho a oportunidade, enquanto parlamentar, de ajudar a criar um ambiente de negócios mais atrativo para quem quer empreender”, diz Jaqueline.
O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire acredita que essa iniciativa vem em boa hora, uma vez que o setor empresarial segue empenhado na efetiva retomada do crescimento econômico. “Certamente as medidas propostas no âmbito da Frente Parlamentar de Apoio às Microempresas irão focar em ações que visem desburocratizar e simplificar o ambiente de negócios, condições essenciais para o sucesso das empresas”, enfatiza o responsável.