Programa Mulheres de Peito já atendeu 16,4 mil mulheres em 2023 por meio das carretas



O Programa Mulheres de Peito tem por objetivo incentivar mulheres a realizar o exame de mamografia para diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama

As Carretas da Mamografia, do Programa Mulheres de Peito da Coordenadoria de Gestão de Contratos de Serviços de Saúde (CGCSS), órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), começam a atender a população dos municípios de São Vicente e Pirassununga nesta terça-feira (29). De janeiro ao dia 21 de agosto deste ano, foram atendidas 16,4 mil pacientes pelas carretas.

Elas oferecem exames de mamografia gratuitamente através do SUS para mulheres de 50 a 69 anos sem necessidade de pedido médico ou agendamento. As mulheres com idade entre 35 e 49 anos e acima de 70 anos também podem realizar o exame, desde que apresentem pedido médico do exame, RG e Cartão Nacional de Saúde, popularmente conhecido como cartão do SUS.

O Programa Mulheres de Peito tem por objetivo incentivar mulheres a realizar o exame de mamografia para diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama. Os exames são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e, aos sábados, das 8h às 12h, exceto feriados. As unidades móveis podem atender até 50 pacientes por dia nos dias de semana e, aos sábados, realizar 25 atendimentos.

As duas carretas do Programa ficam nos municípios de São Vicente e Pirassununga até o dia 09 de setembro. Para ter acesso ao serviço, basta comparecer à carreta com documento de identificação e cartão do SUS. O atendimento é por ordem de chegada. As carretas recebem repasses mensais da SES e, até o mês de agosto, já receberam R$5 milhões em 2023.

Fonte: Governo do Estado de São Paulo