Por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE-GO), até o dia 30 de setembro, o Poder Executivo goiano realiza consulta pública para a construção do Plano de Governo Aberto do Estado de Goiás referente ao quadriênio 2024-2027. A Alego disponibiliza um formulário para a participação da sociedade, em parceria com o Fórum Goiano de Governo Aberto.

A ferramenta visa ouvir a sociedade e torná-la participativa na construção do primeiro Plano de Governo Aberto goiano, que será aplicado nos anos citados, voltada à transparência e inovação.

O documento traz perguntas que definem áreas prioritárias para tornar o governo mais aberto, por meio dos princípios da transparência, participação cidadã, prestação de contas e inovação. O primeiro formulário é voltado à ouvidoria. Nele, é possível opinar acerca das possibilidades de participação dos cidadãos goianos na administração pública.

A ideia é conceder didática ao cidadão, apresentando conceitos de transparência e educação cidadã. “Vamos entender um pouquinho da compreensão que o cidadão tem sobre os temas e, de forma ainda mais ativa, ele poderá responder duas perguntas abertas, inclusive propor compromissos”, explica o controlador especializado em Participação Cidadã da CGE, Leandro Monteiro.

Além disso, o cidadão pode se tornar ativo na tomada de decisões que afetam o futuro. Por isso, o Governo defende como “essencial” que todos dediquem alguns minutos para responder os formulários.

“É fundamental a participação da sociedade civil nesse processo. Se não tem essa participação, não se chama governo aberto”, lembrou Adenísio Álvaro, coordenador-geral de Participação Social e Governo Aberto da CGU e Superintendente da CGU em Goiás, no lançamento do Fórum Goiano de Governo Aberto.