Em sessão solene na manhã desta terça-feira (5), no plenário, a Câmara Legislativa homenageou os 7 anos da Lei 5620/2016, que declara Brasília (Brasil) e Tel Aviv (Israel) Cidades Irmãs. No evento, transmitido ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube, com tradução simultânea em inglês, tomou posse a diretoria da Frente Parlamentar Brasília e Israel. 

Presidindo a solenidade, o deputado João Cardoso (Avante) relatou a alegria de reunir os povos que, embora distantes fisicamente, são unidos por laços culturais e de amizade. Empossado como vice-presidente da Frente, ele considera o colegiado um marco simbólico dessa união, ao reforçar o vínculo de irmandade entre Brasília e Tel Aviv. 

Cardoso informou que o autor da homenagem e presidente da Frente, deputado Pastor Daniel de Castro (PP), está de licença-médica. Em mensagem, lida por Cardoso, Castro agradeceu e saudou os presentes. 

Por sua vez, o deputado Thiago Manzoni (PL), empossado como segundo vice-presidente da Frente, citou a participação de Oswaldo Aranha na criação do Estado de Israel.  Presidente da Assembleia Geral da ONU em 1948, Aranha anunciou a aprovação da Resolução 181, a qual instituiu o Estado de Israel. Além do contexto histórico, Manzoni teceu os laços de fé que unem os países. “É uma alegria fazer parte da Frente Parlamentar que vai representar a união, a amizade e o relacionamento entre Brasil e Israel, entre Brasília e Tel Aviv”, declarou. 

Reconhecimento

Representante do Grupo Parlamentar Brasil-Israel do Congresso Nacional, que atua como serviço interparlamentar entre os legislativos brasileiro e israelense, a deputada federal Cristiane Lopes (União-RO) descreveu a saga do povo de Israel, que merece “respeito e reconhecimento”. 
 

 

A cooperação entre Brasil e Israel foi endossada pelo pastor Laurindo Shalon, secretário-executivo da Frente, que enalteceu “a cidade-santa Jerusalém”. No mesmo sentido, o reverendo David Eduard saudou os colegiados parlamentares que atuam pela integração entre Brasil e Israel e pela relação entre Brasília e Tel Aviv, especialmente em “tempos desafiadores”, ao acrescentar que “o Senhor prometeu abençoar as nações que abençoarem Israel”.

Durante o evento, hinos e canções foram entoados por grupos musicais representando Israel, Coréia do Sul, Quênia e Brasil. Ao término, foram entregues moções de louvor a personalidades que se destacaram em prol da cooperação entre Brasil e Israel.  

Fonte: Agência CLDF