A programação de setembro das Oficinas Culturais Alfredo Volpi, Maestro Juan Serrano e Oswald de Andrade, que abrange uma gama de expressões artísticas e criativas, busca proporcionar oportunidades de aprendizado e aprimoramento para artistas, entusiastas e interessados em explorar novas possibilidades no mundo das artes.
As unidades integram o Programa Oficinas Culturais, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e são gerenciadas pela Poiesis. As atividades são gratuitas e algumas exigem inscrição, como pode conferir no final do texto (Serviço).
Oficina Cultural Maestro Juan Serrano
O público feminino interessado em aprender técnicas de marcenaria, para a própria autonomia e o empoderamento por meio da criação de peças únicas e funcionais, poderá participar da Marcenaria para mulheres realizada pelo Núcleo de Capacitação Artística para Mulheres, sob a coordenação de Luís Guimarães, professor de elaboração de projetos e produção de móveis e objetos lúdicos. A atividade será de 14 a 21 de setembro, quintas-feiras, das 14h às 16h. As participantes terão a oportunidade de criar luminárias a partir de madeiras de reaproveitamento e com ferramentas disponibilizadas pela unidade localizada em Taipas, periferia da zona noroeste de São Paulo.
A atividade Automação sonora em grafite interativo, nos dias 15 a 22 de setembro, sextas-feiras, das 15h às 17h, com a coordenação do especialista em tecnologia Guilherme Dinelli, vai explorar a intersecção entre arte e tecnologia. Durante essa experiência, os participantes estarão imersos na tecnologia da automação e aprenderão a programar um sistema de reprodução musical interativo a partir de sensores infravermelhos.
Já a oficina de Criação de aplicativo para celular, também conduzida por Guilherme Dinelli, possibilitará o desenvolvimento de aplicativos com autonomia e criatividade. Guiado pela lógica de programação e plataformas on–line, o grupo de participantes terá a chance de criar funções versáteis e personalizadas para o uso no telefone celular e com diferentes finalidades. Os encontros serão entre 11 de setembro e 9 de outubro, às segundas-feiras, das 14h às 16h.
Oficina Cultural Oswald de Andrade
No bairro Bom Retiro, Extensões – curadoria como mediação, mediação como curadoria: Seminário Nômade será uma imersão que visa analisar, discutir e mapear projetos culturais, abordando diversas perspectivas de mediações interdisciplinares. Coordenada pela curadora e pesquisadora Lilian Amaral, pelo doutor e professor de Artes Pio Santana e pela coordenadora do mestrado em Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP) Rejane Coutinho, a iniciativa começa em 13 de setembro e seguirá até 8 de novembro, às quartas-feiras, das 14h às 17h. Além disso, vai trazer abordagens teórico-conceituais a fim de aproximar os processos de mediação à educação contemporânea.
Os participantes terão a oportunidade de explorar experiências desenvolvidas nos principais museus e outros espaços culturais da cidade de São Paulo como a Bienal de São Paulo, MAC (Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo), MAM (Museu de Arte Moderna), Museu Afro Brasil, Pinacoteca de São Paulo, Museu de Arte Sacra, Sesc Belenzinho e a Oficina Cultural Oswald de Andrade. Para conhecer a agenda completa dos encontros, acesse o site do programa Oficinas Culturais.
E a oficina de Gravura de relevo em cores está programada para 14 de setembro a 14 de dezembro, nas quintas-feiras, das 14h às 17h. A atividade busca proporcionar um ambiente onde os participantes poderão desenvolver projetos embasados em uma perspectiva histórica e por projeções originais de estampas com sobreposições de cores e trabalhos em matriz. A coordenação é do professor e xilógrafo Francisco Maringelli e tem como assistente a artista de gravura Merien Rodrigues
Oficina Cultural Alfredo Volpi
Na unidade da zona leste, o projeto Maloke-se e Mova-se tem como foco construir um processo coreográfico com a linguagem das danças urbanas. Os encontros ocorrem de 6 de setembro a 1º de novembro, às quartas-feiras, das 19h às 21h30, e serão aplicados pelo artista e educador de dança Tiago Reis. A turma aprenderá os aspectos teóricos e práticos, além de terem contato com estilos Social Dances, Locking e Popping. No último dia, 1/11, das 19h às 21h30, o público poderá assistir uma mostra aberta onde todos os participantes apresentarão os próprios trabalhos produzidos ao longo das aulas.
A atividade Esculturas em Argila convida pessoas de todas as idades a criarem obras tridimensionais, com encontros de 16 de setembro a 28 de outubro, sábados, das 10h às 13h . Por meio das orientações do artista Vank, o objetivo principal não é focar em técnicas específicas de cerâmica, mas sim encorajar uma abordagem criativa e individual de cada aluno (a).
A oficina Photoreportercelular apresenta fundamentos básicos para desenvolver habilidades fotográficas e um olhar criativo que, juntos, resultam em fotos informativas, ou seja, que complementam produções jornalísticas. O foco da atividade é exercitar a arte de olhar fotograficamente com o celular. O fotógrafo Roberto Esteves orienta os encontros do dia 5 de setembro a 31 de outubro, terças-feiras, das 19h às 21h30.