O Departamento de Trânsito do Distrito Federal- Detran/DF realiza cotidianamente a Operação Sossego. O projeto tem como foco a abordagem a motos transitando com escapamentos irregulares com excesso de ruído, tirando o sossego dos moradores da região.
Durante as ações, os agentes realizam abordagens notificando os condutores. Na última patrulha, foram lavradas 17 autuações por infrações diversas e quatro motocicletas foram recolhidas ao depósito de Taguatinga.
O diretor-geral do Detran, Takane do Nascimento ressalta a importância da operação. “A fiscalização é importante para retirar de circulação as motocicletas que descumprem as normas, trazendo transtornos para a população que quer descansar à noite e não consegue, devido aos escapamentos barulhentos.”
Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir veículo com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante é infração de natureza grave, acarretando multa de R$ 195,23, cinco pontos na CNH e retenção do veículo.
Desde o início do ano, a Diretoria de Policiamento e Fiscalização de Trânsito vem intensificando as ações de fiscalização para coibir a prática de conduzir motocicletas com escapamentos adulterados ou irregulares.