Baseando-se na Lei 12.067/2.009, a Alego propôs que o Estado de Goiás tenha o próprio Dia Nacional da Equoterapia. A proposição 1686/23 é do deputado Wagner Camargo Neto (Solidariedade) e foi aprovada em segunda e definitiva votação.
O texto sugere difundir o método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo em uma abordagem interdisciplinar das áreas de saúde e educação. A data foi escolhida para 25 de setembro e homenageia a criação do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER).
A instituição é a precursora desse tipo de tratamento no Estado de Goiás. O parlamentar argumenta que o Centro é referência do segmento e já se utiliza do método desde 2004, com mais de 207 mil atendimentos a mais de 51 mil pessoas em tratamento.
Agora, o projeto segue para sanção ou veto do governador do Estado. A equoterapia ou terapia assistida por cavalos é um método terapêutico que utiliza o cavalo por meio de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação.