No dia 30 de setembro termina o prazo para a renovação do licenciamento anual dos veículos com placas final 1 e 2. A partir de 1° de outubro, para a circulação desses veículos será necessário o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio digital (CRLV-e) 2023.

Conforme o final da placa, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) definiu o calendário para a renovação do documento com prazos finais entre setembro e dezembro deste ano.

Atualmente a frota do Distrito Federal é de 2.005.617 veículos, segundo dados do Detran-DF. Desse total, 758.609 já renovaram o licenciamento, o que corresponde a 37,8% da frota. De acordo com o diretor-geral do Detran-DF, Takane do Nascimento, nesse caso, se destaca a importância da regularização.

“O Código de Trânsito exige que o veículo esteja devidamente licenciado e o Detran-DF tem trabalhado para oferecer ao proprietário facilidades que possibilitem a obtenção do documento digital de forma rápida, por meio do aplicativo e do Portal de Serviços”, diz o diretor.

Para obter o documento, o titular deve pagar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), a taxa de Licenciamento e, multas pendentes, se houver. Após a quitação dos débitos, o proprietário deverá emitir o CRLV-e por meio do portal de serviços do Detran-DF (https://portal.detran.df.gov.br/) ou pelo aplicativo Detran Digital. O documento também pode ser obtido no aplicativo do Governo Federal: Carteira Digital de Trânsito (CDT).