A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) recebeu a visita técnica de 6 comissários da Polícia Metropolitana de Buenos Aires, juntamente com 2 delegados, um da Polícia Federal (PF) e outro da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF), na manhã desta quarta-feira (4). O evento foi realizado no pátio do Batalhão de Policiamento de Choque (BPCHOQUE).
O encontro representa um avanço na troca de experiências entre as forças de segurança de ambos países, fortalecendo as conexões de policiamento. A delegação argentina teve a oportunidade de conhecer práticas e procedimentos da PMDF, participando de simulações conduzidas por especialistas locais.
“É um intercâmbio de alta relevância, que serve para mostrar nossa atuação para os policiais argentinos. Uma integração entre as Corporações”, disse o Capitão Maicol, da Secretaria de Relações Institucionais (SRI).
O Comandante do BPCHOQUE, Tenente-Coronel Calebe, contou um pouco da história do Batalhão, juntamente com a do Patrulhamento Tático Móvel (PATAMO), e demonstrações foram exibidas aos representantes da Polícia de Buenos Aires, começando com a companhia de CHOQUE. Em seguida, foi a vez do PATAMO simular uma ocorrência onde assaltantes invadem uma agência bancária. Os policiais mostraram como agem neste tipo de situação, controlando o ambiente com alto profissionalismo.
Por fim, o Capitão Carrijo, do Batalhão de Policiamento de Choque, apresentou o estande de exposição dos equipamentos e instrumentos de menor potencial ofensivo da Unidade, como escudos balísticos, explosivos e outras proteções individuais e coletivas.