A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) realizou uma solenidade referente a aula inaugural do 9° Curso de Especialização em Policiamento Ostensivo Escolar (CEPOE), na tarde desta terça-feira (10), no auditório do Colégio Católica de Brasília (localizado na QS 07, Lote 01, Taguatinga Sul). O evento, promovido pelo Batalhão de Policiamento Escolar, (BPESC) contou com a participação de autoridades militares.
O curso possui 130 horas/aula no total, sendo 60 na modalidade de ensino à distância e 70 de atividades presenciais, contando com 19 alunos. De acordo com o Capitão Fernando Vieira, coordenador das aulas, o objetivo principal é aperfeiçoar o policial militar neste tipo de serviço, com matérias que priorizam o controle no ambiente escolar. “Garantimos esse aprofundamento. Os estudantes irão aprender sobre o estatuto da criança e do adolescente, socorros de urgência de incêndio e controle de pânico, prevenção ao uso de drogas ilícitas, dentre outras”, disse.
Para a Tenente-Coronel Renata Braz, Comandante do Batalhão de Policiamento Escolar, isso é de suma importância, já que a referida unidade da Corporação tem grande responsabilidade sob o Distrito Federal. “Temos que nos reinventar, deixar o trabalho cada vez mais eficiente e nossos jovens seguros. Aos alunos do curso, peço que se dediquem, estudem e aproveitem. Será gratificante para todos nós”, finalizou.
O Coronel Rodrigo Moreira de Souza, Chefe do Estado-Maior, desejou sucesso nesta missão, ressaltando a honrosa especialização dos policiais. “Tivemos várias evoluções dentro da área do policiamento escolar, diversos tipos de conhecimento foram passados. Os senhores são essenciais à frente dos colégios, com bons exemplos, direcionando as crianças. Que Deus abençoe vocês”, concluiu.
Logo depois, foi ministrada uma palestra pelo Tenente-Coronel Edney da Silva Freire, da Reserva Remunerada, cujo tema foi: “O Policiamento Ostensivo Escolar e a Importância da Especialização do Policial Militar do BPESC”.