A Câmara Legislativa comemorou o Dia do Cirurgião-Dentista em sessão solene na manhã desta quarta-feira (25), no plenário, transmitida ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube, com tradução simultânea em Libras.
O autor da homenagem, deputado Pastor Daniel de Castro (PP), exaltou a importância dos cirurgiões-dentistas e da odontologia, ofício que passou por grande processo de modernização, célere evolução e abrangência de áreas, como a estética facial, apontou. Nesse contexto, Castro destacou a versatilidade e a habilidade dos cirurgiões, ao salientar a necessária valorização profissional.
Representante do Ministério da Saúde, Flávia Santos Paula observou que em 25 de outubro comemora-se, além do dia do dentista, também o Dia Nacional da Saúde Bucal com intuito de conscientizar a população sobre a importância da saúde bucal. Ela defendeu estratégias amplas voltadas à prevenção de doenças, que possibilitem hábitos de higiene bucal e acesso à água tratada e fluoretada, entre outras ações preventivas.
Excelência
Pelo Conselho Federal de Odontologia, Samir Najar reforçou a importância da data, que há 139 anos marca a criação oficial dos primeiros cursos de odontologia no País. Ele narrou a extensa trajetória da profissão e frisou que o Brasil é reconhecido internacionalmente pela excelência na área.
Por outro lado, Najar protestou contra a possibilidade de criação de cursos de ensino à distância em saúde bucal, uma vez que a formação deve ser essencialmente prática.
Nesse sentido, o presidente do Conselho Regional de Odontologia do DF, Marco Antônio Santos considerou que o Dia do Dentista não apenas celebra a profissão, mas também é uma oportunidade de reflexão sobre a atividade, que congrega cerca de dez mil cirurgiões-dentistas no DF.
As frentes de atuação em saúde bucal da Secretaria de Saúde do DF foram enumeradas pela gerente de serviços de odontologia da pasta, Francielle Gonçalves, que conclamou pelo fortalecimento da saúde pública em odontologia.
Por sua vez, o presidente da Associação Brasileira de Odontologia do DF, Aroldo Moura Neto, argumentou pela ampliação da saúde bucal. Também desta associação, da regional de Taguatinga, Marcelo Basílio pontuou: “Por meio de nossa atividade laboral, podemos transformar histórias de vida”. Ele ainda informou que, com apoio de emenda parlamentar de Castro, a associação realizará um curso de auxiliar de saúde bucal para cinquenta mulheres vítimas de violência.
Em nome da categoria, o presidente do Sindicato dos Odontologistas do DF, Wendel Santos, agradeceu a homenagem e o reconhecimento da CLDF, ao reiterar o compromisso dos profissionais com a saúde da comunidade.
Ao final do evento foram entregues moções de louvor a profissionais que se destacaram pelos serviços prestados à população do DF, com destaque para a moção de louvor póstuma a Gerson Castro de Sousa, irmão do Pastor Daniel de Castro.
Assistiram à solenidade, das galerias, estudantes do Centro de Ensino Fundamental do Recanto das Emas, participantes do programa “Conhecendo o Parlamento” da Escola do Legislativo da CDLF
Fonte: Agência CLDF