Por causa da greve dos rodoviários, nesta segunda-feira (6), as faixas exclusivas foram liberadas também para os veículos comuns. A medida foi estabelecida pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) e pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF).

A decisão segue até o fim da paralisação. Os trechos liberados se concentram na Estrada Parque Contorno (DF-001), no subtrecho compreendido do entroncamento da BR-060 com o acesso à Samambaia ao entroncamento com a Estrada Parque Núcleo Bandeirante (DF-075)

E também na DF-075 (EPNB), no subtrecho compreendido do entroncamento com a Estrada Parque Indústria e Abastecimento (DF-003), ao entroncamento com a DF-001; além na Estrada Parque Taguatinga (DF-085), no subtrecho compreendido do entroncamento com a DF-003 ao entroncamento com a DF-001.

Segundo o Metrô, com os ônibus parados, a Companhia vai rodar com o máximo de sua capacidade. Além disso, haverá reforço no quadro de pessoal nas estações de maior fluxo e, caso necessário, estenderá o período do horário de pico para lidar com o aumento da demanda.

Em relação a greve, os rodoviários aprovaram o início da paralisação durante assembleia na manhã de domingo (5). Os trabalhadores reivindicam, desde agosto, um acordo coletivo com as empresas de transporte público para conseguir um reajuste salarial, com ganhos acima da inflação.