Fotos: 2° Sargento Isac Nóbrega CCS/PMDF

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) realizou, na tarde desta terça-feira (7), a “Operação Força Total: Políciais Militares a Serviço do Brasil”, em comemoração aos 30 anos de existência do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Políciais Militares e Corpo de Bombeiros Militares (CNCG).

O objetivo principal foi reprimir diversos crimes, principalmente aqueles relacionados ao domínio de cidades e crimes violentos contra o patrimônio, sendo conduzida com o efetivo do Serviço Ordinário (SVG) e do Comando de Policiamento de Missões Especiais (CPME). A atividade seguiu até as 19:00, consistindo em uma ação sistematizada de todas as corporações em todo o território nacional, ampliando a segurança da população. A liberação dos policiais militares do DF ocorreu às 16:00, no estacionamento da Torre de TV, juntamente com a liberação da “Operação AD SUMUS”.

Esta, de acordo com o Major Noronha, Comandante da operação, também é de suma importância, já que, em consulta ao sistema de estatísticas da PMDF, verificou-se que a região do 1° Comando de Policiamento Regional (1° CPR) apresenta registros de ocorrências (período de 1/1 a 30/9 de 2023), figurando na segunda maior no tocante aos crimes contra o patrimônio e contra a pessoa, sendo, não raras vezes, o público feminino o principal alvo de ações delituosas.

“A área central de Brasília possui inequívoco relevo estratégico e político em nível nacional e internacional, concentrando os Poderes da República, representações e organismos estrangeiros, elevada população flutuante, grande circulação de renda, bens e valores, entre outros, impondo-se às forças de segurança, notadamente à Polícia Militar, a manutenção de esforço contínuo de intensificação de policiamento”, disse o Major.

Vale lembrar que o 1° CPR abarca áreas de Batalhões de Polícia Militar, especificamente, do 1º, 3°, 5°, 6°, 7° e 24°, localizados na Asa Sul, Asa Norte/Noroeste, Lago Sul/Setor de Embaixadas, Área Central (Praça dos Três Poderes, Esplanada, ERB e outros), Cruzeiro/Sudoeste e Lago Norte/Varjão.

Pontos positivos foram destacados nas atividades operacionais, como o aumento da sensação de segurança pública, o provimento à defesa da mulher, redução da incidência de crimes violentos, realização de prisões em flagrantes (com atuação preventiva da PMDF), entre outros. Várias tropas de missões especiais estiveram presentes, são elas: Batalhão de Operações Especiais (BOPE), Batalhão de Policiamento de Choque (BPCHOQUE), Batalhão de Policiamento com Cães (BPCÃES), Regimento de Polícia Montada (RPMON), Batalhão de Aviação Operacional (BAVOP) e Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (ROTAM).

O Coronel Adão Teixeira de Macedo, Comandante-Geral da PMDF, esteve presente neste momento histórico, ressaltando a eficiência da Corporação. “Isso é graças ao esforço dos senhores que estão aqui, estamos honrados. Continuem com essa determinação. É com orgulho que faço a liberação deste policiamento”, disse.

 

Centro de Comunicação Social da PMDF

PMDF – Muito mais que segurança