A suspensão das remoções de barracos no Noroeste, determinada pelo juiz da Vara da Infância e da Adolescência, repercutiu na sessão ordinária da Câmara Legislativa do Distrito Federal desta terça-feira (14). O deputado Fábio Felix (Psol) anunciou e comemorou a decisão judicial, oriunda de uma representação da deputada federal Erika Kokay (PT/DF).

De acordo com Felix, o juiz da Vara da Infância e da Adolescência disse que o direito das crianças estava sendo atacado com as remoções, já que elas estão matriculadas em escola próxima.

“Temos tentando dizer aos representantes do governo de que não há solução fácil para um problema que já existe há mais de 20 anos. Não é possível uma retirada sem planejamento e sem suporte social. É preciso cuidar da dignidade das pessoas. Tratam-se de pessoas com extrema pobreza e vulnerabilidade social”, argumentou.

O deputado Gabriel Magno (PT) lamentou a operação do GDF de derrubada de barracos e lançou um desafio para o governador Ibaneis Rocha acompanhar a desocupação. “Ontem vimos tratores derrubando barracos e crianças chorando. Durante a campanha, o governador prometeu não derrubar casas e agora não aparece nesta operação desumana. Desafio o governador a ir na próxima derrubada de casas e enfrentar de frente as famílias”, completou Magno.

 

Fonte: Agência CLDF