A Câmara Legislativa celebrou os cinquenta anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em sessão solene no plenário, com transmissão ao vivo pela TV Distrital.

O autor da homenagem, deputado Wellington Luiz (MDB) destacou que a Embrapa é uma das empresas mais importantes do País, sendo, portanto, “motivo de alegria e orgulho” para a CLDF comemorar este aniversário, celebrado com todos os seus servidores, “heróis invisíveis da sociedade brasileira”.

A presidente da Embrapa, Silvia Massruhá dividiu as conquistas da empresa, obtidas em parceria com os órgãos estaduais de pesquisa, parceria público-privadas e, principalmente, com os produtores rurais.

Segundo ela, a Embrapa tem “a sustentabilidade como fio condutor” e contribuiu com a revolução na agropecuária do Brasil, que se tornou uma potência agrícola.

Para o chefe-geral da Embrapa Agroenergia, Alexandre Alonso, a história da agricultura brasileira se confunde com a própria Embrapa, perpassando as fases de expansão, de produtividade, e a atual, de sustentabilidade.

Ao observar que a Embrapa Café coordena o programa de pesquisa nacional sobre esse produto, o chefe da área, Antônio Fernando Guerra lembrou que o Brasil é o maior exportador mundial do produto, responsável por cerca de R$ 7 bi na balança comercial brasileira.

“A cultura do café acompanha o desenvolvimento do nosso País”, afirmou. Guerra pontuou ainda que hoje há 340 mil produtores rurais de café, sendo que 82% são pequenos produtores e produtores familiares. “Essa é a nossa maior força”, disse Antonio.