Em um café da manhã descontraído, o distrital se reuniu com profissionais da imprensa e abordou, principalmente, as reformas de calçadas e paradas de ônibus no Distrito Federal, que devem estar adaptadas para este grupo.
O parlamentar, que é presidente da Comissão de Orçamento da Câmara Legislativa (CLDF), ressaltou que os cuidados com as PCDs não podem ficar concentrados apenas no centro de Brasília, uma vez que as Regiões Administrativas também carecem dessa atenção. Segundo ele, o objetivo é buscar um DF que respeita as pessoas e proporciona uma vida melhor para todos.
Um grande programa de acessibilidade para o DF foi o ponto principal abordado nesse tema. “O acesso nas paradas de ônibus é uma das pautas mais urgentes, que já está sendo discutida com o secretário de governo, José Humberto. As emendas dos deputados também são importantes nesse processo, para que o governo consiga executar esses programas”, diz Pedrosa.
Além da questão da acessibilidade para Pessoas Com Deficiência, o deputado falou sobre a segurança das mulheres, um dos focos principais da CLDF. A área da saúde também foi destacada pelo distrital, que sempre apresenta pautas voltadas a esse tema na Câmara.
“Nosso objetivo seria organizar, logo no primeiro ano de mandato, projetos que tivessem consistência ao decorrer dos anos seguintes. Já aconteceu de, algumas vezes, a gente lançar uma Frente Parlamentar, fazer um evento bonito, e as pessoas focarem apenas naquele momento, em vez de dar continuidade ao projeto em questão”, enfatizou o distrital.
O deputado ainda ressaltou que, para que as causas apoiadas fossem vistas como projetos continuados, foi montado um comitê, que fomenta os temas de forma constante. A primeira política distrital de incentivo a doação de órgãos e tecidos do Brasil foi uma das temáticas citadas nesse sentido.
Os cuidados da cirurgia de órgão foram destacados pelo parlamentar. “Uma pessoa pré ou pós transplantada precisa de cuidados específicos. Ela necessita de procedimentos de preparação psicológica antes e depois. A vida da pessoa vai depender de atenção permanente. Nós construímos uma linha de cuidados para esses pacientes” ressalta o deputado.
Sobre o Plano Plurianual 2024 (PPA), Pedrosa ressaltou que a Frente trabalha pensando no melhor para a população, independentemente do governo vigente. Segundo ele, os projetos são pensados até o primeiro ano da próxima gestão, dentro de todas as áreas necessárias.
“A gente não participou da Comissão de Orçamento do ano passado, porque só assumimos a presidência esse ano. Então começamos a trabalhar com alguns projetos que já estavam em andamento”, conclui o deputado.
Eduardo Pedrosa falou sobre os projetos que estão sendo trabalhados na CLDF para o bem estar e comodidade da população do Distrito Federal. O combate ao feminicídio foi um deles. Eduardo falou que a Casa trabalha constantemente em programas que possam diminuir ao máximo as vítimas dessa situação.
Um dos pontos citados também foi o grande polo logístico que é DF e Goiânia, ficando em segundo lugar, depois de Rio de Janeiro e São Paulo. O deputado frisou que é preciso ter investimento para que esse setor seja ainda mais reconhecido, principalmente por ter a capital do país envolvida.