Em 2024, a capital do país será palco da largada do Rally dos Sertões. O encontro da maior prova automobilística das Américas está previsto para ocorrer entre 23 e 31 de agosto. Os detalhes do evento foram divulgados nesta terça-feira (5), em cerimônia com a imprensa, na Torre de TV, no centro de Brasília.

Além dos organizadores, o encontro contou com a presença de diversas autoridades do Distrito Federal. Dentre os presentes, o evento recebeu o governador Ibaneis Rocha, juntamente com o presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, e o secretário de cultura, Cristiano Araújo.

O governador Ibaneis fez questão de ressaltar em seu discurso o quanto o evento significa para o DF. “Temos feito um trabalho para desenvolver o potencial turístico de Brasília e das nossas regiões administrativas. Temos investido muito e aproveitado as nossas potencialidades.Temos condições de receber qualquer evento na área de turismo, com uma grande rede hoteleira”, disse o chefe do executivo.

Patrocinada pelo Governo do Distrito Federal (GDF), a corrida conta, principalmente, com o apoio do BRB, que tem parceria com o Rally desde 2022. O projeto movimenta cerca de R$ 1 milhão por dia da economia em cada cidade que passa.

“É um evento nacional que movimenta toda a cadeia produtiva do turismo, ou seja, hotéis, bares e restaurantes, taxistas. Movimenta 52 atividades econômicas, e quando vem um evento desse porte, trazemos turistas. Cada vez mais, a gente vem colocando a nossa cidade como a capital dos grandes eventos”, frisa o secretário Cristiano Araújo.

Conforme a diretoria do Rally, o mercado global de turismo esportivo está estimado em R$ 578 bilhões em 2023 e terá um crescimento de 17% até 2030. Para o presidente do Banco de Brasília, Paulo Henrique Costa, a ideia do evento passar por Brasília fomenta e traz visibilidade para a cidade.

“Recebemos a missão de ajudar a transformar Brasília, fomentando emprego, renda e turismo na cidade, e o BRB faz isso não só com sua atividade econômica normal de banco, mas também apoiando e patrocinando grandes eventos [internacionais]”, disse Paulo Henrique.

Brasília recebeu uma das etapas do Rally, com largada em São Paulo e encerramento no Maranhão, em 2020. O evento, na época em formato modificado devido à pandemia,  contou com um comboio especial, que circulou entre os principais monumentos.

O encontro na Torre de TV contou também com a presença de alguns competidores. Cristiano Rocha, é de Luiz Eduardo Magalhães, na Bahia, e participa do Sertões há 14 anos. Ele conta que desde 2011, se apaixona de diferentes formas pelo Rally.

“Para nós, é motivo de muito orgulho saber que a largada será em Brasília. Não somos daqui, mas sempre que possível, vinhemos prestigiar a capital do país. Até porque, fica mais perto para a gente, do que para Salvador. Brasília é um espetáculo, eu amo esse lugar. Fazer parte desse cenário na competição, será indescritível”, conta o competidor.

Rally dos Sertões

O evento nasceu como Rally São Francisco, em 1991, indo de Ribeirão Preto (SP) até Maceió, em percurso feito exclusivamente por motos. A primeira edição do formato atual ocorreu em 1993, com largada em Campos do Jordão (SP) e chegada em Natal (RN), percorrendo 3.500 km.