Na manhã desta terça-feira,12, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) deu início a um workshop de relevância operacional, concentrando-se em temas sensíveis e estratégicos para diversos escalões da corporação. O evento ocorreu no Auditório da Igreja Universal Sede Regional, na 212/213 sul, Área Especial, Asa Sul, Brasília-DF.
O workshop, intitulado “PMDF e a Função de Atirador Designado, Domínio de Cidades e Crimes Violentos”, foi organizado pelo Departamento de Operações e pelo Departamento de Educação e Cultura, por meio do Curso de Altos Estudos da PMDF. O evento é destinado aos integrantes das forças de segurança, instituições e empresas convidadas, visando promover discussões e compartilhamento de conhecimento, especialmente com grupos de policiamento táticos.
O evento abordou questões críticas, como a função de Atirador Designado, o domínio de cidades e estratégias para enfrentamento a crimes violentos, demandando conhecimento aprofundado e preparo para respostas institucionais adequadas.
A Comandante-geral substituta, Coronel Ana Paula Barros Habka, destacou a importância do conhecimento de novas ferramentas como suporte nos trabalhos policiais durante a cerimônia de abertura. Ela ressaltou: “O policial detentor de informação e bem treinado vence aquela massa de que o bem vencerá o mal, e é para isso que nós estamos aqui, para que nós nos antecipemos e vençamos aquele que não nos pertence”.
O workshop contou com a participação de 65 Oficiais Superiores da PMDF, representando futuros comandantes e atores estratégicos em diversas áreas da corporação. Além disso, contou com a presença de convidados representantes de outras instituições de segurança pública, como a Polícia Penal do DF, Polícia Legislativa Federal da Câmara dos Deputados, Metrô-DF, PCDF, DER e SSP.
Após a abertura do evento, os palestrantes trouxeram contribuições valiosas. Ricardo Matias, agente da Polícia Federal, abordou o tema “Grupos Criminosos”. O Major Marcelo Almeida Santos, da Polícia Militar do Distrito Federal, falou sobre o “Histórico da Função de Atirador Designado na PMDF”. O Capitão Rogério Nogueira, também da PMDF, tratou do “Curso de Atirador Designado”. Por fim, o Tenente-Coronel Lucélio França, da Polícia Militar do Mato Grosso, discutiu “A Evolução dos Crimes Violentos Contra o Patrimônio e Possíveis Soluções”.
O evento promove uma troca valiosa de experiências e conhecimentos fundamentais para a atuação das forças de segurança no cenário atual.
Centro de Comunicação Social da PMDF
PMDF- Muito mais que segurança