Fotos: Millai Farkas CCS/PMDF
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) reconhece os esforços e parabeniza a equipe Rádio Patrulha, do 4° Batalhão de Polícia Militar (4°BPM), pelo cumprimento de diversas missões ao longo do ano, honrando a farda da Corporação diuturnamente. Os responsáveis são o Cabo Lasmar Barbosa e o Soldado Almeida, que atuam no Guará 1, Lúcio Costa, Guará 2 e Setor de Oficinas Sul.
O Cabo Lasmar, líder da dupla, explica que nas operações todo cuidado é pouco, sendo necessário o entrosamento (até em caso de chamar reforços) juntamente com as noções de abordagem. “Cada um tem sua função determinada na condução da operação. É um preparo anterior ao momento da ação policial militar, mas que faz toda diferença para uma atuação realmente profissional. Outro exemplo é o conhecimento da região, os pontos mais críticos sempre requerem atenção redobrada. Conhecer a área, pode-se dizer, é um grande fator de segurança”.
Das diversas ocorrências realizadas em 2023 os policiais destacam algumas, como o furto de mais de 200 kg de cabos de transmissão de dados, telefonia e energia, onde duas pessoas foram flagradas carregando fiação telefônica em frente ao Residencial Duetto, no Guará II, QE 40, Conjunto N. Ao avistarem a polícia, uma correu em desespero, enquanto a outra tentou disfarçar sua conduta, porém, toda a ação foi vista pela guarnição da Polícia Militar, que, logo depois, apreendeu a fiação furtada, prendendo, também, os criminosos que tinham outras passagens.
Outro caso foi quando a viatura da PMDF localizou um veículo, na área do Guará II, Colônia Agrícola Águas Claras. O motorista, que havia roubado o carro, não obedeceu a ordem de parada, e tentou efetuar a fuga, mas foi impedido com sucesso. “Temos um sentimento de vitória, de saber que fizemos a diferença na vida da população. É assim que se constrói uma cidade melhor, exercendo nossa função, sabendo que cada ato faz a diferença”, disse o Comandante da equipe, que, este ano, ganhou uma moção de louvor na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).
Além destas, recentemente, durante o patrulhamento ostensivo na área do Guará, um cidadão abordou a viatura policial relatando que sua esposa havia desaparecido na tarde do dia 7/12, e não obteve respostas dela. Ao conseguir entrar em contato com a moça, os militares, juntamente com o marido dela, receberam a informação de que ela estaria no shopping Conjunto Nacional, em uma tentativa de suicídio, e a encontraram no local, na escadaria do estacionamento. Ela estava ilesa, todavia, em choque por conta do ocorrido, e recebeu o devido atendimento, sendo encaminhada para a 4ª Delegacia de Polícia (4ª DP).
A Instituição expressa sua profunda gratidão aos policiais do 4° BPM, referências de profissionalismo e coragem, garantindo paz e segurança nas ruas.
Centro de Comunicação Social da PMDF
PMDF- Muito mais que segurança