Número de pessoas beneficiadas foi 9% maior em relação a 2022; a credencial garante acesso integrado gratuito à CPTM e ao Metrô



A CPTM registrou um aumento de 9% no número de pessoas beneficiadas com a emissão da Credencial para Trabalhadores Desempregados em 2023, na comparação com os dados de 2022. O benefício, emitido para pessoas desempregadas há mais de 30 dias e no máximo de 180 dias, garante acesso integrado gratuito à CPTM e ao Metrô.

Em 2023, foram emitidas 24.446 mil credenciais, o que equivale a uma média de 2 mil cartões entregues por mês. Neste período, foram registrados 591.887 mil embarques com a gratuidade do desempregado. Ao longo de 2022, foram emitidas 22.376 credenciais e 539.508 embarques com a credencial de gratuidade do trabalhador desempregado.

“Esse é um benefício social para ajudar os profissionais nos deslocamentos de trem e metrô durante a busca por uma nova colocação. Por isso, quem possui a gratuidade da credencial pode utilizar todos os dias para cumprir os compromissos com entrevistas e processos seletivos dentro de um período de 90 dias”, explica Viviane Citroni Vizioni, chefe do Departamento de Relacionamento com Passageiro da CPTM

O serviço de atendimento para solicitar o benefício é realizado somente no posto da CPTM, localizado na Estação Palmeiras-Barra Funda (Linha 7-Rubi), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, exceto feriados.

Para requerer o benefício, que é pessoal e intransferível, é preciso apresentar no posto os documentos RG, CPF, a rescisão do contrato de trabalho (último emprego) e a carteira de trabalho, física ou digital, constando a baixa no último emprego. As credenciais são válidas por 90 dias não renováveis e são distribuídas aos trabalhadores demitidos há, no mínimo, 30 dias.

Para acessar a CPTM e o Metrô, os passageiros deverão apresentar a credencial e a carteira de trabalho nos bloqueios para os funcionários.

Os passageiros podem obter informações pela Central de Relacionamento (0800 055 0121), WhatsApp (11 99767-7030) e pelo site https://www.cptm.sp.gov.br.

Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,6 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em quase 1.700 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a capital.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

Fonte: Governo do Estado de São Paulo