A frota da polícia militar do estado de São Paulo recebeu um grande reforço. Até o começo do ano que vem, um total de mil Chevrolet Trailblazers 2.8 turbodiesel vão entrar em circulação e ser usados pelo Choque, pela Força Tática e pelos Batalhões de Ações Especiais da Polícia.
Cada carros custará à população R$ 153.013 reais, já blindados de acordo com as especificações exigidas pela PM. Para efeito de comparação, um Trailblazer sem a blindagem para o consumidor comum custa R$ 222 mil por preço de tabela.
A blindagem foi projetada para neutralizar até mesmo tiros de fuzil calibre 556, ou seja, bem mais pesada do que a III A usado pela maioria dos carros blindados brasileiros (capaz de parar disparos de calibres menores como 38 e 357).
A proteção dos carros da polícia usa aramida, um tipo de fibra sintética, e chapas de aço. A proteção entra deixa o veículo 110 kg mais pesados, o que também influencia no consumo de combustível e no desgaste do freio, que passam a ser maiores.
Desde janeiro, a PM está usando um carro protótipo com a mesma blindagem da nova frota em São Vicente, no litoral do estado. A cidade foi escolhida para testes graças a umidade elevada do ar, que expõe o veículo a uma maior possibilidade de corrosão.
Informações do Site Auto Esporte