Na noite desta quinta-feira (8), por volta de 21h30, durante patrulhamento, a equipe do GTOP 22 foi informada sobre a atividade suspeita de dois homens que estavam supostamente envolvidos com drogas na QS 305, em Samambaia, e que haviam entrado em um veículo HB20. Ao chegar ao local, o veículo não estava mais presente, então a informação foi repassada para outras equipes policiais.
Após buscas, o veículo foi localizado na Avenida Primeira Norte, próximo à Escola Classe 403 de Samambaia, na quadra 405. Durante a abordagem ao veículo com os dois suspeitos, o motorista empreendeu fuga, desencadeando uma perseguição que durou aproximadamente cinco minutos. No entanto, a viatura conseguiu cercar o veículo e capturar o fugitivo, que tentou escapar, mas foi detido ainda dentro do carro.
O segundo suspeito conseguiu desembarcar do automóvel e fugiu a pé do local portando uma arma de fogo. Após mais cinco minutos de perseguição, ele foi capturado, e a arma, um revólver calibre 38, marca Rossi, com cinco munições no tambor e numeração suprimida, foi encontrada próxima a ele, no chão.
Durante a revista do veículo, foram encontrados quatro tijolos de maconha no banco traseiro, dentro de uma sacola, além de um celular cujo proprietário não foi identificado. O carro também tinha um compartimento oculto no painel, atrás do sistema de som, possivelmente utilizado para esconder objetos ilícitos.
Após serem presos, os suspeitos foram informados de seus direitos, e o motorista confessou que sabia da presença da arma de fogo e que havia adquirido a droga na QS 305 pouco antes da abordagem.
Os policiais então deslocaram para a residência indicada pelo motorista como o local onde a droga foi adquirida, encontrando um homem saindo da casa. Após abordagem e esclarecimento da situação, o homem confessou que havia mais drogas na residência, levando os policiais até elas. Foram encontradas duas porções pequenas de maconha dentro de um circulador de ar, além de outros materiais relacionados ao tráfico e três aparelhos celulares dentro de uma caixa na cozinha.
Todos os envolvidos e as drogas apreendidas foram encaminhados à 26ª Delegacia de Polícia para as medidas cabíveis.