A Policia Militar do Distrito Federal foi um dos órgãos premiados pela Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), na quinta-feira (5) a tarde, no Palácio do Buriti em solenidade de Premiação do índice de Transparência ativa. O reconhecimento é por alcançar 100% de Transparência ativa, com fornecimento de informações dos gestores públicos para a sociedade.
O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Controladoria-Geral do DF, estabeleceu o índice de Transparência Ativa (ITA), para mensurar o grau de cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI) pelos órgãos e entidades do Poder Executivo.
Na ocasião o Governador em exercício Pacco Brito, ressaltou o compromisso do governador Ibaneis Rocha em implantar ações para atender ao clamor da população e reduzir casos de improbidade administrativa, fraudes e dilapidação do patrimônio público. “Uma delas foi a criação do Fundo de Combate à Corrupção por meio da lei 3.335 publicada no último dia 23 de julho no Diário Oficial do DF. Trata-se de um suporte administrativo e financeiro para financiar programas destinados à prevenção e fiscalização de práticas ilícitas na gestão pública”.
A Controladoria Geral entregou uma placa alusiva à conquista aos representantes dos órgãos que ficaram em primeiro lugar no Ranking de Transparência Ativa 2019. De acordo com as estatísticas do ranking, as autarquias e empresas públicas e de sociedade mista cumpriram 100% do índice, os órgãos autônomos e especializados 89%, secretarias de estado 87%, fundações públicas 85% e administrações regionais 70%.
O índice foi criado em dezembro de 2015 para estimular a transparência pública e o cumprimento da lei de acesso à informação, por meio da competição saudável entre os órgãos e entidades.
A Polícia Militar do Distrito Federal cumpriu os requisitos que comprovam 100% de transparência ativa e tem possibilitado a cada dia o maior acesso às informações, de forma transparente e excessiva para o cidadão.
Informações do Site PMDF