A Comandante –geral da PMDF, coronel Ana Paula Barros Habka, participou do Seminário sobre Políticas da Espanha e do Brasil no Combate à Violência Contra a Mulher. O evento foi realizado na manhã desta terça-feira (19) na Embaixada da Espanha.
Participaram do Seminário autoridades policiais e judiciárias do Distrito Federal e da Espanha. De acordo com a Embaixadora da Espanha no Brasil, Maria del Mar Fernández-Palacios, o intercâmbio entre especialistas dos dois países contribui para o aprimoramento no combate a violência contra a mulher.
A Comissária Belen Crego Sanchéz, da Polícia Nacional da Espanha, revelou os números do Sistema Integral de Violência contra a Mulher (VioGén). De acordo com a comissária, 80% das mulheres mortas na Espanha em 2023 não participavam do programa de monitoramento. O VioGén hoje passa por um aprimoramento.
Também participaram do seminário a Chefe de Gabinete do Delegado Geral da PCDF, Dra. Viviane da Cunha, o Titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher no Núcleo Bandeirante, Juiz Bem-Hur Viza, e o Secretário de Estado de Segurança do Distrito Federal, Sandro Avelar.