O Prêmio OPCW – The Hague 2024, oferecido em parceria entre a Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ) e a cidade da Haia, para registrar contribuições extraordinárias de origens diversas, incluindo o meio acadêmico, pesquisadores, indústria química, organizações internacionais e regionais, e a sociedade civil, na bisca por um mundo livre de armas químicas. Este prêmio reconhece conquistas significativas em direção à eliminação total de armas químicas e apoio à missão OPAQ.
Os candidatos elegíveis, que podem incluir jovens profissionais, devem ser cidadãos ou instituições registradas nos Estados-Partes da OPAQ, que tenham feito contribuições importantes para uma das seguintes áreas:
a) Prevenção ao ressurgimento de armas químicas;
b) apoio à aplicação nacional da Convenção;
c) Promoção da química para fins pacíficos;
d) Prevenção de ameaças do terrorismo químico;
e) Garantia à preparação para resposta a incidentes e emergências químicas;
f) Promoção da universalidade e a conscientização sobre a Convenção;
g) Apoio às vítimas de armas químicas;
h) Eliminação de armas químicas e;
i) Promoção da conclusão bem sucedida da Convenção.
As indicações serão avaliadas pelo Painel de Seleção, composto pelo Diretor-Geral da OPAQ, pelo Prefeito de Haia, pelo Presidente do Conselho Executivo da OPAQ, pelo Presidente do Conselho Internacional de Associações Químicas ( ICCA) e pelo Presidente da União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC).
Poderão ser selecionados até três nomeados, que receberão, cada um, uma parte do prêmio de 90 mil euros.
Os indicados aprovados serão informados da decisão do Painel de Seleção e convidados a participar da cerimônia de premiação, que ocorrerá durante a Vigésima Nona Conferência dos Estados Partes da OPAQ (25 a 29 de novembro de 2024).
As inscrições devem ser realizadas até 31 de julho de 2024. Detalhamento sobre o concurso, a candidatura e os critérios de seleção estão disponíveis em https://www.opcw.org/opcw-hague-award.
FONTE: CBM-DF