A Câmara Legislativa do Distrito Federal celebra, nesta sexta (16), às 19h, o Dia do Advogado. O evento, de autoria do deputado Pastor Daniel de Castro (PP), homenageia os profissionais pelos relevantes serviços prestados à população do DF. 

A solenidade também prestará uma significativa homenagem ao advogado e ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF) Juliano Costa Couto, falecido por complicações de um câncer no intestino em abril deste ano. Por meio do Projeto de Decreto Legislativo 119/2024, será concedido postumamente a Couto o título de Cidadão Honorário de Brasília.

“Juliano Costa Couto teve um papel fundamental no desenvolvimento e na consolidação da advocacia no Distrito Federal, deixando um legado de profissionalismo, humanidade e compromisso com a justiça e a ética em Brasília”, enfatizou Castro.
 

 

“Seu exemplo servirá de inspiração para as futuras gerações de advogados, não apenas no Distrito Federal, mas em todo o Brasil”, frisou o parlamentar.

 

11 de agosto

 

Celebrado, anualmente, em 11 de agosto, o Dia do Advogado prestigia o profissional da advocacia na sociedade. A data marca a fundação das duas primeiras instituições de Direito no Brasil — Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (SP) e Faculdade de Direito de Olinda (PE) —, em 1827, simbolizando o início da formação jurídica formal no Brasil e a consequente profissionalização da advocacia. 

Embora o dia 11 de agosto seja considerado como o Dia do Advogado, a data, na verdade, corresponde à criação dos cursos jurídicos nacionais. Em 19 de maio também é celebrada a homenagem a categoria, sendo a data oficialmente escolhida em virtude de Santo Ivo, padroeiro dos advogados.

Além das duas datas, em 15 de dezembro é comemorado o Dia da Mulher Advogada, em homenagem a Myrthes Gomes de Campos, a primeira mulher no Brasil a exercer esta profissão .

Com informações da assessoria de comunicação do deputado Pastor Daniel de Castro (PP)

Fonte: Agência CLDF