A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e a Universidade de Brasília (UnB) entregaram, em parceria, mais uma creche pública para a população do DF. Localizada no campus Darcy Ribeiro da UnB, a creche pública, denominada Centro de Educação Infantil (CEI) UnB, está com as instalações concluídas para atender 121 crianças.

O local iniciará as atividades em 2025 e ofertará 30% das vagas à comunidade da UnB, atendendo crianças da etapa creche e pré-escola. As vagas destinadas à comunidade da UnB irão atender aos filhos de estudantes, servidores técnico-administrativos, terceirizados e docentes.

A UnB aplicará os critérios da Secretaria de Educação do Distrito Federal para a seleção das 36 vagas, priorizando mães solo e pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, conforme o Acordo de Colaboração firmado entre a SEEDF e a UnB.

A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, participou da inauguração do espaço nesta quinta (15). “Essa conquista deixa um legado importante para a UnB e toda a comunidade. O CEI UnB vai ser um espaço essencial para apoiar as mães, especialmente as universitárias, garantindo que elas tenham o suporte necessário para seguir com os estudos”, afirmou durante o evento.

O espaço

O Centro de Educação Infantil recebeu um investimento de cerca de R$ 5,3 milhões em recursos de emenda parlamentar destinados pela deputada Paula Belmonte (Cidadania), na época em que exercia mandato na Câmara dos Deputados.

O local funcionará em período integral e oferecerá todas as refeições para as crianças. Todo o mobiliário é adaptado para receber os estudantes. O espaço possui 1.095 metros quadrados de área construída, com três salas de creche, uma sala de amamentação, fraldário e solário.

Também conta com uma área destinada à pré-escola, com duas salas de aula, e um espaço multiuso. Há ainda jardins, playgrounds, pátio e refeitório.

Novas entregas

A faixa etária atendida faz parte da primeira infância, fase essencial para o desenvolvimento cognitivo, psicológico e emocional da criança. O compromisso com a educação infantil segue sendo uma das prioridades do Governo do Distrito Federal (GDF). Até o fim do ano, a expectativa é entregar 11 novos Centros de Educação da Primeira Infância (Cepis), com novas 105 salas de aula e capacidade para 1.974 crianças.

Além disso, há previsão de inauguração de mais sete Cepis em 2025. A iniciativa proporcionará 70 salas de aula e capacidade para 1.316 crianças, alcançando a marca de 80 unidades infantis entregues desde 2019. O investimento nas unidades soma R$ 92 milhões.

*Com informações da SEEDF

Fonte: Agência Brasília