No dia 31 de julho de 2024, a Adida Policial da Embaixada do Chile no Brasil, Pilar José Salinas Estay, participou de uma reunião no Salão de Atos do Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). A reunião contou com a presença da Subchefe da Assessoria para Acordos de Cooperação Técnica Nacional e Internacional, 2º Tenente Tassiana Souza, e das estagiárias de Relações Internacionais Nicole Costa e Gabriela Pessoa.

O principal ponto discutido na reunião foi a troca de conhecimentos e experiências entre as instituições chilena e brasileira, com foco específico nos cursos oferecidos pelo CBMDF. A Adida Salinas Estay expressou interesse particular nos cursos de combate a incêndios florestais, destacando, ainda, a importância da expertise do CBMDF em áreas como perícia de incêndio estrutural e no manuseio de artefatos e substâncias perigosas.

Além disso, a Comissária chilena propôs uma colaboração mais ampla, sugerindo a troca de informações e experiências sobre cursos de mergulho. A proposta incluía a possibilidade de militares chilenos virem ao Brasil para ensinar e, ao mesmo tempo, aprender com as técnicas e práticas utilizadas pelos bombeiros brasileiros.

Ao final da reunião, a Tenente Tassiana Souza indicou que um acordo de cooperação técnica poderia ser formalizado através do Governo do Distrito Federal (GDF). Ela recomendou que a Embaixada Chilena enviasse um ofício indicando o interesse em participar dos cursos do CBMDF, de modo a permitir a reserva de vagas para os representantes chilenos e facilitar a implementação das sugestões discutidas.

FONTE: CBM-DF