Com a presença do governador Ibaneis Rocha (MDB), de magistrados, de membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF) e de representantes do GDF, o advogado criminalista Cleber Lopes de Oliveira recebeu da Câmara Legislativa, nesta segunda-feira (26), o título de Cidadão Honorário de Brasília.

A iniciativa da homenagem é do presidente da Casa, deputado Wellington Luiz (MDB), que destacou como “marcante” a trajetória do agraciado na advocacia da Capital. “O povo de Brasília se alegra com essa justa homenagem”, declarou.

Ibaneis fez questão de salientar a atuação de Cleber Lopes junto à OAB-DF, onde exerceu a função de conselheiro por dois anos. Para o governador, o agraciado demonstrou ser um profissional técnico e preparado em todos os lugares onde atuou. O chefe do executivo declarou publicamente seu apoio pessoal à candidatura do homenageado para presidência da Ordem dos Advogados, pontuando que ele reúne requisitos para promover a valorização da atividade.
 

 

“Tenho certeza que o Cleber tem ainda muita coisa para entregar para a advocacia do DF”, afirmou.

A advogada e membro da OAB-DF Estefânia Viveiros ressaltou o engajamento de Cleber na defesa da profissão ao longo de seus 25 anos de carreira. “Hoje homenageamos um advogado competente, altivo e preocupado com as prerrogativas dos colegas de profissão. Proteger os advogados significa proteger a justiça”, afirmou.

Já o desembargador Roberval Belinati elogiou a trajetória profissional do advogado, afirmando que sua origem humilde faz dele um empreendedor que se preocupa com os advogados em início de carreira. “O sucesso profissional dele é uma consequência de sua carreira. O que ele mais valoriza é o serviço prestado, seus amigos e sua família”, declarou.

Em seu discurso, Cleber narrou as dificuldades enfrentadas na infância na cidade de Dois Irmãos, no Estado do Tocantins. Contou que sua família trabalhava na roça e que não contavam com energia elétrica. Ele contou que sua vida começou a mudar quando veio a Brasília, ainda aos 8 anos de idade, a convite de sua irmã mais velha e que o gosto pela advocacia criminalista se deu ainda durante sua graduação, quando passou a fazer parte de sessões no tribunal do júri no Fórum do Gama. “Ali eu descobri a paixão pela área criminal”, comentou.

 


 

Para o agraciado, a advocacia tem um papel social relevante, indo além de uma profissão focada no resultado da decisão judicial. “A advocacia tem um papel de transformação na vida das pessoas. Temos um compromisso com a justiça, com a defesa dos direitos fundamentais, com a democracia e com o bem-estar da sociedade”, declarou.

 

O agraciado

Cleber Lopes é advogado criminalista e tem uma longa experiência na área jurídica. Atuou como professor de direito penal e processo penal por 14 anos e exerceu o cargo de conselheiro da OAB-DF entre 2007 e 2009.  Além disso, presidiu a 1ª Turma do Tribunal de Ética da OAB-DF e foi desembargador eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) de 2012 a 2015.

A sessão solene de hoje foi transmitida ao vivo pela TV Câmara Distrital (Canal 9.3) e pelo YouTube da CLDF.

Acompanhe a cobertura fotográfica no Flickr da Agência CLDF

 

Fonte: Agência CLDF