Na última quinta-feira, 22, foi realizada reunião com o Adido representante do Corpo de Bombeiros do Caribe Neerlandês, o senhor Bryan Werner Leidel. O objetivo é que seja estabelecida cooperação com o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, principalmente por se acreditar na eficiência dos padrões de resposta a desastres naturais e atendimentos emergenciais dos bombeiros brasileiros e latinoamericanos.

No Caribe Neerlandês, os padrões e normas de operação são estabelecidos pelos Países Baixos e, portanto, tornam-se ineficazes na realidade das ilhas caribenhas. Nesse sentido, a cooperação com o Brasil traz a possibilidade de melhorarem o atendimento às emergências da região, uma vez que o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal já possui sistemas operacionais e de software bem organizados, que facilitam a gestão das emergências locais.

Outra questão levantada foi sobre a transição energética mais sustentável. O senhor Bryan Leidel mostrou-se muito interessado na espuma sem flúor, utilizada pelo CBMDF, que se mostra como alternativa viável e de alto empenho no combate a incêndios, sem depender de substâncias nocivas ao ser humano e ao meio ambiente.

Por fim, Leidel reiterou seu interesse em manter diálogos futuros e desenvolver uma cooperação que beneficie ambos corpos de bombeiros, com o objetivo de melhorar as práticas operacionais e preventivas, adaptadas às necessidades específicas de cada região.

FONTE: CBM-DF