Nessa sexta-feira, 30 de agosto de 2024, a Secretaria de Segurança Pública (SSP), em colaboração com a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), formou a 2ª Turma do curso CPTED/2024. A sigla CPTED, que significa Prevenção Criminal pelo Design Ambiental, reflete uma metodologia inovadora que busca prevenir crimes através da reestruturação do ambiente urbano. Participaram dessa capacitação membros da SSP, policiais militares de áreas urbanas e rurais, integrantes dos Conselhos Comunitários de Segurança (CONSEG), e representantes de diversos setores do poder público, incluindo a Secretaria da Mulher, Secretaria de Educação, Secretaria de Justiça, Polícia Penal e Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).
As atividades práticas do curso foram realizadas em locais estratégicos no Guará, conhecidos por suas vulnerabilidades físicas e sociais que facilitam comportamentos antissociais e criminosos. Três praças e um parque foram os focos das intervenções planejadas, com o apoio do 4º BPM e do Batalhão de Policiamento Rural da PMDF. O Major Ferreira Alves, Subcomandante do 4º BPM e instrutor do curso, ressaltou a importância dessa ação integrada: “As intervenções a serem realizadas por diferentes órgãos nesses locais, sob a articulação da Secretaria de Segurança Pública, certamente vão maximizar os resultados dos esforços que nosso efetivo já vem empreendendo no Guará. Os maiores beneficiados serão, sem dúvida, os membros de nossa comunidade.”
O Tenente-Coronel Luis Carlos Bedendo, responsável pelas ações CPTED na Subsecretaria de Integração de Políticas em Segurança Pública/SSP, destacou a eficácia da metodologia: “A metodologia tem sido uma ferramenta muito importante para a materialização do programa DF Mais Seguro – Segurança Integral.” Essa opinião foi compartilhada por Moisés de Oliveira Junior, 1º Secretário do CONSEG Guará, que apontou a rápida deterioração de um local recentemente reformado, atribuindo isso à falta de uma ação integral que envolva diferentes setores do governo e da sociedade.
O Tenente-Coronel Isângelo Senna, responsável pelo projeto de implantação da CPTED na PMDF e instrutor do módulo prático do curso, enfatizou a importância da metodologia: “Um dos principais benefícios trazidos por essa metodologia é justamente seu potencial de operacionalizar a parceria decisória entre a comunidade, as forças de segurança e as demais instituições do poder público no Distrito Federal.” Mestre e doutor em Psicologia Social pela Universidade de Brasília, o TC Senna destacou que o curso deixa como legado cinco laudos completos que irão orientar intervenções futuras, aumentando tanto a segurança real quanto a percebida pela comunidade do Guará.
Com a colaboração do Tenente Coronel Senna
Centro de Comunicação Social da PMDF
PMDF — Muito mais que segurança