Após a lei 13.641/18, que criminaliza o descumprimento de medidas protetivas prevista na Lei Maria da Penha, ter sido sancionada, a atuação dos policiais do PROVID – Prevenção Orientada à Violência Doméstica ganhou mais expressividade ainda.
Sendo assim, durante todo o ano de 2019, o PROVID de Samambaia realizou mais de 600 visitas em contexto de violência doméstica, 61 famílias foram atendidas pelo programa, além das prisões efetuadas por descumprimento de medidas protetiva e das ações e palestras ministradas à comunidade.
Com a lei sancionada, a maioria das mulheres atendidas pelo programa consideram que, com o atendimento do policiamento, passaram a se sentir mais confiantes e empoderadas para buscar ajuda em novas situações de agressão.
O perfil das vítimas atendidas, em geral, é de mulheres em situação de violência, seguido por idosos, crianças e adolescentes. No que tange à natureza do crime, os tipos de violência mais comuns, são a violência física (lesão corporal), psicológica (ameaça) e moral (injúria) e financeira no caso dos idosos.
Por fim, as visitas domiciliares para atendimento e patrulhamento contribuíram para a sensação de segurança da família acompanhada e da comunidade. PROVID – 3190-1150.
Informações do Site PMDF