Neste fim de semana, a Polícia Militar do Distrito Federal retirou das ruas do DF e entorno um total de 25 armas de fogo, além de apreender mais de 200 munições.

O Distrito Federal atingiu em 2024 o menor número de homicídios consumados dos últimos 25 anos. Um dos pilares essências para a redução dos indicadores criminais e a retirada de armas de fogos ilegais das ruas, visto que essas armas são um dos principais vetores de crimes contra a vida e contra o patrimônio.

A maior apreensão ocorreu na noite deste domingo (8) em São Sebastião. Por volta das 20h30, o Grupo Tático Operacional do 21º Batalhão (Gtop 41) apreendeu 11 armas de fabricação artesanal, um revólver calibre .32 e 41 munições. Também foram apreendidos apetrechos para a fabricação de armas artesanais. Dois adolescentes e um homem foram detidos.

Ainda em São Sebastião, por volta das 22h20, uma equipe do Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRv) apreendeu uma pistola calibre .380 com 39 cartuchos de munição. Durante um ponto de bloqueio na rodovia, a equipe deu ordem de parada ao condutor de uma Hillux. Na abordagem, encontraram a arma e os cartuchos, prenderam o motorista e o conduziram à 30ª DP.

Outra apreensão ocorreu em Cidade Ocidental, entorno do DF, por volta das 18h. Após denúncia anônima, uma equipe da Rotam prendeu um homem com uma pistola calibre .380 e 16 cartuchos de munição, além de um revólver calibre .38 com 8 cartuchos. O indivíduo foi levado para a Delegacia de Polícia da região.

Em Sobradinho, por volta das 20h30, militares do Grupo Tático Operacional do 13º Batalhão (Gtop 33) prenderam um homem com uma pistola calibre 9mm e 15 cartuchos, além de um revólver calibre .38 com 5 cartuchos. A prisão aconteceu após uma testemunha denunciar uma briga entre vizinhos em um condomínio, com a alegação de que um dos envolvidos estava armado. Os policiais encontraram as armas no interior de um veículo e conduziram o homem à 35ª Delegacia de Polícia.

Em Samambaia, por volta das 19h30, outra equipe da Rotam apreendeu um revólver calibre .38 com 2 cartuchos de munição. A apreensão ocorreu durante a abordagem a um veículo suspeito; a arma foi encontrada dentro de uma bolsa. O homem foi preso e levado à 26ª DP.

Na Cidade Estrutural, por volta das 21h30, a equipe policial patrulhava o Setor Norte quando avistou um indivíduo de bicicleta com uma mochila. Ao tentar fugir, o indivíduo foi alcançado e abordado. Dentro da mochila, foi encontrada uma arma de fogo calibre 12. O adolescente, com passagem anterior por porte ilegal de arma, foi apreendido novamente e encaminhado à 2ª Delegacia da Criança e do Adolescente.

Na noite de sexta-feira (6), a Corporação apreendeu outras 4 armas: uma em Planaltina, uma em Brazlândia, outra em Taguatinga e a última no Gama, esta última com um homem acusado de latrocínio contra um delegado da PCDF.

A PMDF continuará empenhada em oferecer um serviço de excelência para aumentar a segurança da população do Distrito Federal.

Polícia Militar do Distrito Federal – Muito mais que Segurança