Bruno Sartório, Ricardo Emediato, Rafael Damas e Eduardo Alves, quatro sócios pioneiros do Grupo R2 que realiza o evento Na Praia, receberam títulos de cidadania honorária e benemérita de Brasília em sessão solene da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). A cerimônia foi realizada durante a noite desta quarta-feira (11) e ocorreu por iniciativa do deputado Wellington Luiz (MDB).

Os títulos de cidadão honorário e benemérito são honrarias outorgadas pelos deputados distritais a pessoas que praticaram atos de relevante interesse social em favor da população do Distrito Federal. O primeiro é conferido aos homenageados naturais de outros estados e o segundo aos que nasceram no DF.

Ricardo Abreu Emediato, Rafael de Araújo Damas e Bruno Sartório Silva receberam o Título de Cidadão Benemérito de Brasília, pois são naturais da capital. Por sua vez, Eduardo José de Azambuja Alves foi agraciado com o Título de Cidadão Honorário de Brasília, já que nasceu no Rio de Janeiro.

O presidente da CLDF manifestou sua alegria em conceder a honraria. “Brasília ganha muito com isso. Nós precisamos agradecer a vocês por terem oferecido tanta coisa boa [para a cidade] desde que aqui chegaram, propondo um entretenimento diferente e gerador de empregos, renda e alegria. Por isso, para a gente é uma alegria muito grande estar compondo com vocês hoje. Brasília tem vocação para entretenimento e cultura e vocês comprovam isso”, afirmou Wellington Luiz durante a solenidade.

A deputada Doutora Jane (MDB) também participou da cerimônia e destacou o valor da visibilidade dos títulos concedidos. “São homens forjados no trabalho e na competência. Merecem que essa Casa dê visibilidade porque [isso] é falar de empreendedorismo e do tanto que Brasília precisa mudar sua matriz econômica. Vocês mostraram que no Quadradinho é muito possível fazer esse empreendedorismo de valor. Essa solenidade é para mostrar nosso reconhecimento”, ressaltou a presidente da Comissão dos Direitos das Mulheres.

Secretário de Turismo do Distrito Federal, o ex-deputado Cristiano Araújo registrou a importância do evento Na Praia para Brasília. “Sem dúvida é o que mais atrai turistas para o DF. Virou um evento que transcende gerações. Venho aqui hoje dizer a gratidão de Brasília pelo Na Praia, que ensinou um novo conceito de entretenimento”, declarou o secretário.

Segundo dados divulgados durante a solenidade, os eventos produzidos geram cerca de 60 mil empregos gerados direta e indiretamente por ano. Desde 2017, foram reciclados um milhão e trezentos mil quilos de resíduos, 150 mil kg de resíduos compostados e 7 milhões de litros de água economizados.

Bruno Sartori disse que “o entretenimento tem poder transformador e provoca reflexões e diálogos sobre temas importantes como justiça social, igualdade, diversidade e empatia”. Já Eduardo Alves lembrou que veio para a capital muito cedo e registrou que “promover o maior evento lixo zero do mundo é colocar Brasília em uma esfera de importância mundial”.

Por sua vez, Rafael Damas falou que “o trabalho é prazeroso, mas muito árduo porque são dias e noites sem ficar com a família, mas é gratificante porque a gente viu que pode até acabar com a fome, por exemplo, quando a gente criou o projeto Fome de Música que arrecadou mais de R$ 8 milhões doados”. Por fim, Ricardo Emediato declarou que “esse título é de todos nós do entretenimento [setor] que merece ser reconhecido”. Ele completou: “chegamos aonde não imaginávamos”.

Durante a solenidade, também foi concedida moção de louvor a Fabrício Rodovalho Furtado pelos relevantes serviços prestados à população do Distrito Federal.
 

 

Trajetória

Empresário, Eduardo Alves é sócio do Grupo R2. Atualmente, é diretor de Sustentabilidade responsável pelas ações socioambientais do grupo e conduziu o evento Na Praia ao título de maior evento lixo zero do mundo. Já Ricardo Emediato é o responsável pela concepção e criação de todos os produtos do Grupo R2, como o evento Na Praia e o empreendimento Mané Mercado. Atualmente, exerce a função de captação e formação de novos negócios. Rafael Damas é fundador e administrador da R2 Entretenimento. Já Bruno Sartório iniciou sua jornada na ReW Produções e foi diretor social do Bloco Nana Banana. Também atuou no Ministério das Comunicações e no Senado Federal. Sócio do Grupo R2, atua diretamente na área comercial.

Fonte: Agência CLDF